Sema sensibiliza comerciantes e moradores da Francisco Porto sobre supressão e replantio de árvores na avenida

Meio Ambiente
25/06/2018 13h03

Garantir que a população esteja informada e entenda as ações executadas pela Prefeitura de Aracaju. Foi com esse intuito que, na manhã desta segunda-feira, 25, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou uma ação de sensibilização na Avenida Francisco Porto, para explicar à comunidade o porquê da supressão de árvores na localidade, aproveitando o momento para informar que todas as árvores retiradas serão replantadas com novas espécies. Esse é um ato em conjunto com a equipe de arborização do órgão, com a proposta de requalificar a arborização da cidade.
 
Segundo o coordenador da Educação Ambiental da Sema, José Bezerra, a principal finalidade dessa ação foi ter uma conversa com os moradores da região e com as pessoas que também trabalham no local para apresentar a necessidade da retiradas das árvores e a substituição delas. “São árvores que já foram plantadas há muitos anos, já estando, desta forma, prestes a cair. Então, estamos evitando um acidente, à medida que retiramos essas árvores e colocamos outras no lugar”, explica.
 
A equipe, em grupos, distribuiu panfletos educativos pela avenida como forma de melhor propagar as informações e alcançar todos os públicos. Divulgaram em residências, apartamentos e estabelecimentos, esclarecendo gradativamente, a fim de não deixar dúvidas sobre a importância do trabalho da Prefeitura a favor da segurança da população e da renovação da arborização de Aracaju.
 
A analista ambiental da Sema, Rafaella Ribeiro, explica que “é bastante importante que a gente traga essa informação, para mostrar a preocupação da Secretaria com a causa ambiental. A supressão pode causar um efeito reverso para a comunidade, então é importante explanar essa preocupação da Sema quanto ao replantio de novas espécies, para que a própria sociedade mantenha a área verde preservada, mantendo viva essa representação ambiental aqui na nossa capital”.
 
O morador Henrique Santos reconhece o risco que as árvores antigas oferecem a todos que transitam no local. “Eu achei bastante importante que a Sema veio até aqui explicar pra gente o porquê que vai retirar essas árvores. Sei que elas estão prestes a desabar em algum carro ou até mesmo em alguém que esteja passando e fiquei muito feliz com essa notícia maravilhosa, que essas árvores vão ser substituídas por outras novas e que nossa avenida vai continuar verde”, declarou o morador.
 
Para a comerciante Vera Gama essa ação de sensibilização é muito importante, pois mostra que a gestão municipal está preocupada em garantir segurança aos aracajuanos. “Essa semana um galho caiu bem na hora que um carro passou. Eu até corri com medo. Aqui está muito perigoso, essas árvores já estão velhas e secas, ainda bem que já vão ser retiradas, assim evita acidente e ficamos mais seguros”, relatou. 

Supressão e replantio
 

A Prefeitura de Aracaju, através da Sema e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está requalificando a arborização da cidade. Neste sentido, é necessária a supressão e o replantio de algumas árvores em diversas avenidas da capital sergipana. Seguindo a programação de supressão e replantio de árvores, que iniciou no dia 14 de maio, na avenida Simeão Sobral, bairro Santo Antônio, e em seguida nas avenidas José Ribeiro e Desembargador Maynard, agentes dos dois órgãos municipais efetuarão a supressão de árvores na avenida Francisco Porto na próxima terça-feira, 26.
 
Com o período de chuvas e com a possibilidade de queda de árvores já avaliadas pela equipe da Sema, se faz necessária a supressão de algumas espécies arbóreas. Quando elas alcançam uma idade avançada, necessitam ser substituídas devido a sua debilidade, que compromete o seu estado geral de saúde. Com isso, aumenta o risco de quedas e, consequentemente, de possíveis acidentes.  Dessa forma, essas intervenções são necessárias para garantir, sobretudo, a segurança da população.
 
Após a supressão realizada pela equipe da Emsurb no dia 26, haverá a recomposição das árvores na quarta-feira, 27. No local, serão plantadas espécies de sibipiruna, mudas adaptáveis à arborização da capital e que oferecem segurança a quem transita pelo local, pois possuem tamanho ideal, acima de três metros, e uma copa que não prejudica a circulação de veículos e das pessoas.