Atuação da Guarda Municipal auxilia nos atendimentos médicos durante o Forró Caju

Saúde
27/06/2018 11h00

Um dos pilares da administração do prefeito Edvaldo Nogueira é o planejamento estratégico. É com base em ações predeterminadas, que a gestão aposta na conquista de melhores resultados para a população. Entre essas iniciativas, está a intersetorialidade, que é o trabalho conjunto entre as secretarias que compõem a máquina pública municipal.

Para a secretária Waneska Barboza, um grande exemplo dessa articulação foi o resultado dos atendimentos no Posto Médico Avançado, montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na praça Hilton Lopes durante o Forró Caju.

“Nos três primeiros dias, registramos 65 atendimentos e nenhum deles foi resultado de conflitos ocorridos dentro do evento. Esse número é bem menor, se compararmos com anos anteriores, sem falar da gravidade dos casos, que também foram bem mais leves. Esse indicador também pode ser atribuído à atuação da Guarda Municipal de Aracaju [GMA], que, de acordo com as estatísticas, registrou uma queda de 70% nas ocorrências”, reconheceu a secretária.

Dos 65 registros, 33 foram atendimentos clínicos, 26 por ingestão de álcool, três intervenções cirúrgicas e três transferências. “E esse detalhamento é interessante, pois em apenas em três casos precisamos deslocar pacientes para as unidades de pronto atendimento. Todo restante conseguimos resolver no próprio local do evento, o que demonstra a tranquilidade durante nossa atuação nas três primeiras noites”, revelou a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, Genisete Pereira. 

Mais segurança

Para que os bons resultados da SMS fossem conquistados durante o Forró Caju, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) preparou um intenso planejamento de ações, incluindo um esquema de segurança. Diariamente, foram escalados cerca de 200 guardiões para atuar nos postos elevados de observação; nas patrulhas itinerantes, e na supervisão da revista pessoal nos portões de acesso.

Além disso, foi realizado o acompanhamento da festa em tempo real, através do ônibus de videomonitoramento e de 16 câmeras espalhadas estrategicamente na arena do forró. Segundo o diretor geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, esse conjunto de ações tem tornado esta edição do Forró Caju a mais tranquila dos últimos anos.
 
“Investimos em inteligência policial, em ações preventivas, e o resultado já pode ser mensurado pelos primeiros dados estatísticos. Conseguimos reduzir as ocorrências nesses três primeiros dias em quase 70%, e até as brigas, que ocorriam com bastante frequência em edições anteriores, raramente têm acontecido”, observou o subinspetor.
 
O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.