Comissões técnica e executiva apresentam primeiros estudos da revisão do Plano Diretor

Obras e Urbanização
17/07/2018 17h45

Os primeiros relatórios resultados das fases preliminares da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) foram apresentados pelas Comissões Técnicas e Executiva responsáveis pela análise e formulação de uma proposta de minuta que poderá resultar em um novo e moderno Plano Diretor para nossa cidade. A reunião aconteceu na sede administrativa da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e contou com os servidores dos órgãos e secretarias envolvidas nesta tarefa, os gestoers municipais Jorge Santana (Indústria, Comércio e Turismo), Augusto Cesar Viana (Meio Ambiente), Rosane Cunha (Assistência Social), Aristóteles Fernandes (Transportes e Trânsito), Sérgio Ferrari (Infraestrutura), além da vice-prefeita da capital, Eliane Aquino.

Para melhor sistematizar as análises e possibilitar uma metodologia pormenorizada da realidade urbana, ambiental social e cultural da cidade, a revisão está sendo feita por comissões técnicas que são responsáveis por grandes temas: mobilidade urbana, meio ambiente, uso e ocupação do solo, instrumentos de políticas urbanas, patrimônio histórico e cultural, habitação de interesse social.

Cada comissão fez uma explanação da realidade, dos primeiros diagnósticos, desafios, possibilidades de consensos entre grupos sociais e formulações jurídicas e urbanísticas que estarão presentes na minuta do Plano. O panorama desta fase do processo de revisão observado por Sérgio Ferrari, revela que os grupos de trabalho estão realizando um trabalho sério, competente e meticuloso. "Pelas exposições de cada grupo, fica evidente quão rica e coerente com uma postulação de transformar Aracaju em uma cidade inteligente humana e criativa está sendo esta fase de estudos. Cada eixo temático foi muito bem explorado e já nos aponta uma base teórica e metodológica de como corrigir os gargalos, mitigar as disparidades e consensuar modernização urbana e função social da cidade", afirma Ferrari, que também lidera a coordenação geral da revisão.

A vice-prefeita Eliane Aquino também se disse satisfeita com o que observou nas apresentações e ponderou acerca de construir um Plano cujos princípios sejam os da inclusão. "Vejo um belo trabalho sendo feito, mas gostaria que nunca nos esqueçamos de que queremos construir uma cidade para crianças, idosos e que seja agradável e democráticas para todas as pessoas. O desafio é criar uma cultura de ocupar a cidade e viver harmonicamente. Se o novo Plano Diretor possuir uma legislação capaz de modernizar e incluir o trabalho de vocês, que também é desta gestão, será exitoso", ressalta a vice-prefeita.

O secretário Jorge Santana também fez algumas ponderações sobre as apresentações e reconheceu o trabalho primoroso feito pelos servidores. "Reconheço a riqueza de dados depurados pelos grupos e creio que este é o caminho. Quero fazer algumas sugestões metodológicas para facilitar as futuras análises como utilizar o cadastro unificado existente na Prefeitura como fonte primária de pesquisa, nomear, além dos bairros, as praias existentes em nosso litoral e tentar incluir no Plano a recomendação para que as concessionárias de serviços de cabeamento passem a usar redes subterrâneas e, caso seja possível, enumerar as áreas turísticas de nossa cidade", destacou.

No fim, Ferrari agradeceu as presenças dos demais colegas secretários, da vice-prefeita e de todos os técnicos presentes e enfatizou que assim que os pontos em dissensos forem equacionados fará também uma apresentação para o prefeito Edvaldo Nogueira. "Hoje ficou visível que estamos no caminho certo e que nosso desfio é sintetizar o ideal e o possível. De tomo modo só podemos avançar com o aval do prefeito e certamente pela qualidade dos argumentos postos hoje aqui, na oportunidade em que ele tomar ciência poderá fazer as sugestões e ajustes que considerar necessários", conclui Ferrari.