Andamento da obra de reforma da Orla Pôr de Sol é discutido na Semict

Indústria, Comércio e Turismo
23/07/2018 15h52

A Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi está com suas obras de reforma em execução e, na manhã desta segunda-feira, 23, visando alinhar sugestões apresentadas em recente reunião com barqueiros e ambulantes da região, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, recebeu equipe multidisciplinar envolvida no projeto para discutir ajustes e inclusões necessários. 

O comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata Alessandro Black, acompanhado pelo tenente Vandré, participou da reunião oferecendo suporte técnico nas discussões envolvendo a instalação dos flutuantes para embarque e desembarque de turistas e visitantes. 

O secretário Jorge Santana apresentou sugestões envolvendo aspectos técnicos de engenharia de forma a minimizar os impactos financeiros e de prazos, mas que atendam às sugestões discutidas na reunião. Também tratou da questão do balizamento náutico dos principais atrativos no rio Vaza-Barris, um aspecto indispensável para garantir a segurança da navegação e o ordenamento do uso do estuário por embarcações e para práticas esportivas.

O projeto e as inclusões 

De acordo com a responsável pelo projeto, a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ana Angélica Silva Rocha, a obra prevê a implantação de flutuantes para oferecer mais segurança e acesso às embarcações, cobertura para os turistas, cobertura para pontos de bilhetagem de acesso aos catamarãs, ampliação de banheiros e chuveiros. “Também será incluída uma área coberta para ambulantes, só que coberturas abertas, com uso múltiplo, que pode ser usada tanto pelos moradores como pelos ambulantes que vão fazer o seu comércio e depois retirar o seu material para não ficar obstruindo a paisagem do local”, explicou. 

As propostas serão levadas à equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para análise de viabilidade de ajustes ao orçamento original e inclusões das novas demandas. “A parte de disposição dos ambulantes e um espaço coberto para eles é uma nova solicitação que a gente vai conversar com a equipe do BID. Ainda esta semana vamos solicitar a reunião e caso as inclusões sejam aprovadas, voltaremos a conversar com o município para providenciar os documentos necessários”, destacou o coordenador operacional do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe, Rafael Corona. 

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Josenito Vitale, enalteceu a qualidade da reunião e a importância de se revitalizar um espaço tão importante da cidade. “Tenho certeza que essa reunião foi proveitosa na perspectiva de se criar outros espaços públicos para melhorar cada vez mais aquela orla que o povo de Aracaju prestigia e, principalmente, o turista, com a instalação de espaços confortáveis para receber bem quem nos visita”, considerou. 

Participaram também da reunião o representante da empresa Mar e Terra Soluções Náuticas, Max Sobral, responsável pelo projeto de balizamento náutico envolvendo a Orla Pôr do Sol, Croa do Goré e Praia do Viral, a diretora de Turismo da Semict, Luciana Kariny, e a turismóloga Viviane Castro.