Aracaju debate atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação com municípios que recebem o serviço

Saúde
25/07/2018 19h06

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu nesta quarta-feira, 25, representantes dos municípios que integram a regional de Aracaju para conhecer as instalações e os fluxos dos serviços ofertados pelo novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II), localizado no bairro Santa Maria.

Durante a visita à unidade, que foi fruto do convênio entre Aracaju e o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), os municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras debateram com Aracaju a comunicação e os encaminhamentos das pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação física e intelectual.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Cuidado da Pessoa com Deficiência da SMS, Sony Petris, a classificação “II” deste CER deriva justamente do tipo de trabalho que é realizado na unidade, de reabilitação às deficiências intelectual e física. “E é através deste convênio que o município de Aracaju está ampliando a oferta para a reabilitação dos usuários desses oito municípios. Além do trabalho desenvolvido aqui, agregamos agora o atendimento ambulatorial ao contexto da saúde. Aqui é uma referência para o cuidado de pessoas com transtorno do espectro do autismo”, revelou.

A referência técnica do novo Cer II, Karla Machado, reforça que o espaço tem um ambiente confortável, arborizado, e tem os atendimentos aos usuários das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, realizados por profissionais de diversas especialidades.

“Nossa equipe técnica multiprofissional é composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia, assistência social, nutrição, neurologia, ortopedia. Para se ter acesso ao serviço existem os critérios para os atendimentos, como encaminhamento médico, contendo solicitação de avaliação global, com Código Internacional de Doenças [CID] ou hipótese diagnóstica. Lembrando que cada município da regional é responsável pelo transporte dos usuários”, enfatizou.

Para a secretária de saúde da cidade de Santa Rosa de Lima, Andreza Silviano, a importância do novo Cer II para o seu município é muito grande. “Hoje temos 10 crianças que estão sendo atendidas aqui, e elas e a família estão muito satisfeitas. Este CER II chegou para ampliar e melhorar a assistência, dando este olhar de importância para aqueles que necessitam do centro de reabilitação”, reconheceu.