Agosto Dourado: Saúde reforça importância da amamentação na comunidade do Santa Maria

Saúde
31/07/2018 20h39

Com o objetivo de ressaltar a importância do leite materno no desenvolvimento humano, foi instituído o "Agosto Dourado", mês em que ações de conscientização são reforçadas para a necessidade da amamentação desde os primeiros momentos da vida. Como atividade inicial do período, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira, 31, uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Santa Maria.

Segundo a referência técnica (RT) do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, mais do que alimentar, a amamentação garante uma vida saudável ao bebê e, a longo prazo, as chances de um adulto mais saudável. “A Organização Mundial da Saúde [OMS] recomenda que a alimentação dos bebês seja feita exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. O indicado é que apenas após esse período, outros tipos de alimentos comecem a ser introduzidos na alimentação da criança”, explicou.

E não é apenas o bebê que se beneficia com a amamentação. A mulher que amamenta reduz o sangramento no período pós-parto, pois o ato aumenta as contrações do útero, fazendo com que o risco de se desenvolver hemorragias diminua. “Outro benefício para as mães é a proteção das mamas. A mulher que amamenta diminui o risco de ter câncer de mama, de útero e de ovário, por exemplo", complementou Cristiani.

Para a referência técnica (RT) do Programa Saúde da Criança, Cerisa Ribeiro Bonfim, o aleitamento materno deve ser incentivado a todo momento. “É um trabalho que começa no pré-natal e deve ser feito na primeira hora de vida da criança. Ao nascer, ela deve ter o contato físico com a mãe para que o ato de sugar, que é tão instintivo, fisiológico e natural aconteça. Esse momento nós chamamos de momento de ouro, o primeiro minuto da vida de uma criança, por isso também o nome ‘Agosto Dourado’", destacou.

A dona de casa, Rute do Nascimento, participou da palestra e afirma que mesmo sendo mãe pela segunda vez, ainda há muito o que aprender. “Os receios iniciais de como cuidar do bebê são comuns, mesmo no segundo filho. Aqui, tiro todas as minhas dúvidas”, falou.

Já a operadora de produção Diana Fernandes passou a entender melhor a importância da amamentação depois que conheceu o grupo Ciranda de Marias, criado com o apoio da SMS. “Ainda quando estava grávida, em uma das idas ao Centro de Referência da Assistência Social [Cras], fui indicada a fazer parte das atividades do grupo que acontecem uma vez por quinzena. Além de receber dicas de como cuidar do bebê, compreendi que o leite materno é o alimento mais rico e importante que uma mãe pode fornecer ao seu filho”, reforçou Diana.