Gerentes e enfermeiros das USF discutem fluxos e protocolos de Saúde da Mulher

Saúde
02/08/2018 20h24

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Rede de Atenção Primária (Reap), promoveu na tarde desta quarta-feira, 2, uma reunião técnica para discussão de fluxos e protocolos, com o objetivo de melhorar o acesso das mulheres nas Unidades de Saúde da Família (USF) por meio do Programa Saúde da Mulher.


A reunião foi realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado no bairro Siqueira Campos, e reuniu gerentes e enfermeiros que são referências técnicas (RT’s) nas USF da primeira à quarta região de Saúde de Aracaju.

 

De acordo com a RT do Programa de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges, esta ação faz parte de um projeto maior de qualificação da assistência à mulher, que tem como meta reduzir a morbimortalidade materno-infantil na capital. 


“Iniciamos o projeto com as gestoras locais, que contribuíram com as vivências nos territórios com situações de fragilidades e também de potencialidades no desenvolvimento das ações de saúde em prol das mulheres. Daremos seguimento ao projeto com atividades educativas para profissionais de saúde de todas as categorias”, explicou Cristiani.

 

Assuntos discutidos

 

Outros objetivos do projeto são diagnosticar precocemente e tratar as lesões precursoras do câncer de colo de útero, bem como fazer o diagnóstico e controle do câncer de mama e de outras doenças. 

 

Durante o encontro, também foram tratados os indicadores de saúde da mulher e de que forma a equipe poderá qualificar o trabalho nas USF de modo a promover ações eficazes que proporcionem mais saúde às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju.

 

A enfermeira da USF Ministro Costa Cavalcante, do bairro Inácio Barbosa, Gleide Selma Araújo Dantas, que participou da reunião, classificou a reunião como muito produtiva porque esclarece as dúvidas que normalmente os trabalhadores das unidades têm. “Por exemplo, em relação à caderneta da gestante, nós tínhamos algumas indagações e a facilitadora nos explicou tudo direitinho. É muito bom participar destas atualizações que a gestão oferece, pois como trabalhamos na ponta passamos a ter segurança nas informações que passamos aos usuários”, frisou.

 

Já na próxima quinta-feira, 9, às 14 horas, esta mesma reunião será realizada com os gerentes e RT’s de Enfermagem das unidades de saúde que integram as demais regiões de saúde, ou seja, da quinta à oitava.