Professores são capacitados para o uso do kit tecnológico do projeto Aula Digital

Agência Aracaju de Notícias
07/08/2018 18h10

Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte, participaram nesta terça-feira, 7, de uma capacitação para o uso do kit tecnológico do projeto Aula Digital, que disponibiliza formação a professores, conteúdos pedagógicos digitais, equipamentos tecnológicos e acompanhamento escolar. A iniciativa é da Fundação Telefônica com a Fundação Bancária La Caixa, da Espanha, em parceria com a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado.

O projeto Aula Digital oferece formação presencial continuada e em serviço a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias, além de disponibilizar acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais. As escolas participantes recebem kits tecnológicos com notebooks, tablets, projetor e tela de projeção, promovendo a personalização da aprendizagem e incrementando as oportunidades de inovação educacional junto aos educadores.

Nesta fase de capacitação, há uma parceria com o Instituto Paramitas, que trabalha com empoderamento digital e oferece não somente a familiarização com o uso de tecnologia, mas a direcionando para melhoria de processos pedagógicos. De acordo com a coordenadora pedagógica da Emef Otília de Araújo Macêdo, Vanessa Santana Prata, todos os 19 professores da unidade escolar participaram da capacitação.

Para ela, o uso do material, também chamado de ‘maleta digital’ vai somatizar ao trabalho já desenvolvido com os 530 alunos da escola. “Além do livro didático, os professores terão uma nova ferramenta de trabalho, que são os notebooks e tablets. Nesse momento estamos em fase de capacitação dos professores, mas no segundo semestre eles já estarão em uso”, informou a coordenadora.

Segundo Vanessa Prata, a maleta digital recebida pela escola contém um notebook e 32 tablets, além dos acessórios. Cada professor poderá fazer o uso por uma hora.  “Vai ser feita uma escala onde os professores irão dizer os dias e os horários que vão querer usar. O conteúdo é interdisciplinar e separado para alunos do 1° ao 3° ano e do 4° e 5°. Durante a aula, o professor poderá escolher o assunto que vai trabalhar e passar para o tablet dos alunos. A criança vai ver no seu tablet o assunto selecionado pelo professor que será exposto em sala de aula”, explicou.

Professores aprovam

A professora efetiva do 3° ano do ensino fundamental, Raquel Mariano Souza de Jesus, acredita que a maleta digital vai proporcionar os alunos uma maior modernização no ensino. “Mesmo sendo alunos sem muitas condições, eles têm acesso a celulares, computadores, e é muito atrativo. A gente foge do tradicional, foge do instrumento livro. Eu acho que a questão do tablet só vem favorecer”, opinou.

A professora do 2° ano do ensino fundamental, Elienai Correia Moura Carvalho, também avalia como positiva as mudanças que serão geradas pelo projeto Aula Digital.  “Vai ser muito bom porque vai ajudar a criança a ter acesso à tecnologia. Vai trazer um grande ganho a essa criança e vai tornar a aula mais dinâmica”, disse.

Sobre o Aula Digital

No Brasil, o projeto começou em 2017 na cidade de Manaus, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.  Em Sergipe, o projeto está presente em 30 cidades, com a colaboração das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios. No total, serão beneficiadas 310 escolas sergipanas, alcançando 18.500 estudantes e 775 educadores.