Emef Olga Benário incentiva a prática esportiva através de Jogos Internos

Educação
10/08/2018 13h58

A tradição esportiva se consolida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, no bairro Santos Dumont. Nesta sexta-feira, 10, aconteceu a abertura dos Jogos Internos da Emef, competição que se repete há mais de uma década e mobiliza toda a comunidade escolar. A cerimônia de abertura contou com apresentações artísticas dos alunos e, já no primeiro dia, com partidas xadrez e dama.

No total, seis modalidades compõem os Jogos Internos da Emef: futsal (masculino e feminino), voleibol, corrida, queimado, xadrez e dama. Cerca de 150 alunos, do 6° ao 9° ano, participarão das competições que irão acontecer durante os sábados do mês de agosto. “Todos os estudantes se empolgam para participar. A participação desse jovens é muito importante porque o tempo que eles se dedicam ao esporte é menos tempo que estão ociosos na rua. Além disso, aumenta a autoestima, a disciplina, o respeito ao próximo, a formação da personalidade. Tudo o que de positivo que o esporte proporciona para os alunos, buscamos colher com esta competição”, explica a coordenadora pedagógica da Emef, Rosane Delfina da Silva.

As partidas dos jogos acontecerão tanto na escola, como no complexo esportivo do bairro, a Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia. As competições, que costumam acontecer no final do ano, foram antecipadas para agosto em comemoração ao Dia do Estudante. No mês de outubro, será a vez dos alunos menores, do 1° ao 5° ano, participarem dos Jogos Internos. Os estudantes vencedores são premiados com medalhas.

Esta será a oitava vez que o estudante Charles Vinícius Oliveira, do 8° ano, participa dos jogos. Ele, que é jogador da categoria de base do clube Confiança, ama o esporte e já foi campeão cinco vezes nos Jogos Internos no futsal e no queimado. Charles conta que além das medalhas, as competições trazem outros ganhos. “Eu era muito disperso e indisciplinado na sala de aula, os jogos me ajudaram na concentração e no meu desempenho. Aprendi a ter mais paciência com as pessoas, a prestar mais atenção nas aulas e mudei meu jeito de ser”, conta.

Tiffanny Mariana Santos, do 8° ano, competirá no futsal feminino e também trouxe para a escola o amor pelo esporte. “Eu jogo na escola, na rua em que moro com as minhas amigas, sempre estou praticando o futsal. Estamos nos esforçando muito nos treinos, inclusive nos finais de semana, para fazermos bonito nos Jogos Internos”, afirma. Em três anos estudando na Emef Olga Benário, essa é a terceira vez que ela irá participar das competições.

Incentivo ao esporte

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp), incentiva a prática esportiva nas escolas municipais de Aracaju, tanto com capacitações para os professores, através do programa Horas de Estudo, quanto com a compra dos materiais necessários. “Tivemos um longo período, durante a gestão passada, em que as escolas passaram por um abandono no que diz respeito à prática esportiva e que nós, nestes dois primeiros anos de gestão, estamos tentando resgatar. A primeira iniciativa foi dotar as escolas com material esportivo para que iniciativas como estas possam acontecer. Ainda temos debilidades por não termos espaços adequados, uma vez que a maioria das escolas foram criadas a partir de casas comuns, mas também estamos trabalhando nesta perspectiva. Temos uma lista de quadras a serem reformadas ou construídas para resgatarmos a prática dos esportes nas escolas da rede”, pontua o coordenador do Coefesp, José Robson dos Santos.

José Robson também acredita que o esporte seja capaz de revelar talentos. “Existem competições a níveis locais e nacionais, mas a primeira etapa tem que ser trabalhada dentro da escola. Nenhuma nação no mundo é potente a nível de esporte se este não for praticado primeiro na escola. É aqui que se revelam os talentos que poderão se tornar grandes atletas no futuro”, finaliza.