Curso de Técnicas em Ponto de Cruz capacita e promove convívio social entre participantes

Formação para o Trabalho
10/08/2018 21h32

"Me sinto muito à vontade quando estou aprendendo. Tenho problema de depressão, e esse é um meio que achei para me comunicar com os colegas, a turma é muito animada. Me distraio e aprendo coisas novas", contou a aposentada Ana Raimunda, de 59 anos, que participou da capacitação em Técnicas Básicas em Ponto Cruz, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social e Idosos em Sergipe (Asaprevi-SE), situada no bairro Santo Antônio.

O curso, realizado na associação, reuniu uma turma repleta de pessoas na melhor idade que buscavam não apenas desenvolver novas técnicas manuais, mas também uma nova ocupação para a mente nesta fase da vida em que o emprego formal dá lugar, muitas vezes, à ociosidade.

Segundo a instrutora do curso, Maria Lúcia Santos, a iniciativa da Fundat de atender a Asaprevi é de grande valia para o bem estar dos aposentados que frequentam o espaço."Eu achei maravilhosa a oportunidade de conhecer tanta gente bacana, foram dias de amor e felicidade. Fiz tudo para que todas pudessem aprender, e foi muito bom poder ajudá-las", afirmou.

Para a aluna Maria Elena Bonfim, de 67 anos, o sentimento de satisfação em participar do curso e de estar entre colegas a faz se deslocar do conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, até a associação com entusiasmo. "Eu participei, principalmente, para me distrair. A turma é muito boa e a professora também. Já até conhecia o ponto cruz, mas nunca me interessei em fazer, até começar o curso. Queria até que durasse mais tempo", comentou.

De acordo com o presidente da Asaprevi, José Souza, é de suma importância oferecer esse tipo de atividade gratuita no espaço. "A associação é sem fins lucrativos, e a oferta de cursos faz com que os associados não fiquem ociosos em casa. A Fundat direciona os professores para nós, nos dá todo o material, e para a gente é muito bom", explanou.