Consulta devolutiva da avenida Perimetral acontece nesta quinta-feira

Planejamento e Orçamento
14/08/2018 17h06

Uma fase importante na definição das abordagens de todas as questões sociais e urbanísticas correlatas à provável construção da avenida Perimetral Oeste, que ligaria o Lamarão à avenida Santa Gleide, ocorre na próxima quinta-feira, 16, durante a consulta pública devolutiva, que ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, a partir das 18h30. Conforme a estratégia definida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em cuja operação de crédito se encontra em análise, essa é a etapa seguinte à realização das consultas públicas nas localidades que poderão ser impactadas pela obra.

Conforme a diretora de Programas Especiais da Seplog, Michele Lemos, a consulta devolutiva tem o caráter de responder questões que foram formuladas durante as consultas nos bairros e, por detalhes técnicos e/ou legais, não puderam ser respondidas no momento. “Muitas questões suscitaram uma consulta mais aprofundada à legislação e, muitas vezes, o desenvolvimento de novas iniciativas que contemplassem as questões sociais, técnicas ou jurídicas envolvidas na realização de uma obra como essa. Essa é mais uma etapa importantíssima que estamos vencendo na meta de concretizar essa obra histórica”, enfatiza a diretora.

O consultor do BID, Nelson Simões, que é especialista em programas de habitação, e acompanhou todo o processo de realização das consultas nos bairros, será o interlocutor para esclarecer os encaminhamentos e medidas adotadas para dar resposta às dúvidas dos moradores. Todos os moradores que foram eleitos, nos seus respectivos bairros, para participar dessa consulta devolutiva já foram devidamente comunicados via ofício, entregue em mãos, além de contato telefônico prévio.

A obra

Com o objetivo de criar um novo eixo de desenvolvimento, além de um novo corredor para escoar o intenso tráfego de veículos nas imediações da avenida Euclides Figueiredo e da própria região da avenida Santa Gleide, a administração municipal idealizou esse projeto. No atual estágio, estão sendo executadas ações preliminares que são exigências do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aprovação de uma operação de crédito no valor de 75 milhões de dólares, cujo objetivo é a construção da avenida Perimetral Oeste, iniciando no Lamarão e seguindo até a avenida Santa Gleide, tendo, ao todo, cerca de sete quilômetros de extensão.