Roda de leitura na biblioteca Mário Cabral resgata brincadeiras, músicas e danças do folclore

Cultura
15/08/2018 17h42

Nesta quarta-feira, 15, crianças com idades entre 10 e 12 anos, estudantes da Escola Municipal de Educação Fundamental Anísio Teixeira, participaram do projeto Roda de Leitura edição especial com a temática ‘Resgate das Brincadeiras Folclóricas’, promovido pela Biblioteca Mário Cabral, unidade administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O evento faz parte da programação que celebra o mês do folclore, com ações voltadas ao incentivo à leitura e as tradições culturais. 
 
“A programação da Mário Cabral é desenvolvida através das datas comemorativas, por exemplo, neste mês de agosto comemoramos o folclore. Por isso, o projeto Roda de Leitura abordou as manifestações folclóricas trazendo para a nova geração a cultura popular, estimulando a conhecer mais sobre a nossa história. Além de esse ser um momento de descoberta através das cantigas, brincadeiras e lendas populares”, explicou a coordenadora da biblioteca, Verônica Cardoso.  
 
Ainda de acordo com a coordenadora da biblioteca, esta edição especial tem como objetivo resgatar e apresentar as brincadeiras tradicionais aos alunos. “Sabemos que com as novas tecnologias elas acabam sendo esquecidas e não sendo atrativas. Com esta programação sobre o folclore podemos mostrar novas possibilidades de brincadeiras como, por exemplo, ciranda, passa anel, entre outras.
 
A professora de História, Joelma Dias, acrescentou que ações como essa oferecida pela biblioteca oportuniza os docentes a trabalharem o ensino fora da sala de aula. “A intenção de criar o sentimento de pertencimento e de valorização de nossa cultura é bem vinda. Já trabalhamos alguns temas culturais dentro do calendário escolar, mas visitar espaços que permitem essa interação direta com a cultura é extremamente relevante para o desenvolvimento intelectual dos alunos e, pode ter certeza, que ao sair daqui estarão com a bagagem renovada de conhecimento”.
 
O estudante Luiz Fernando, de 10 anos, atesta as palavras da professora. “Esta atividade fora da escola está sendo muito interessante. Estou encantado e aprendendo muito com todas as brincadeiras”, comentou. A aluna do 6ª ano, Maria Eduarda, ressaltou que ama visitar o Centro Cultural de Aracaju. “Sempre que viemos aqui tem uma programação diferente e é um momento mágico. Hoje aprendi muito sobre as manifestações populares e alguns personagens que fazem parte do nosso folclore”, comentou. 

Mais programação
 
Nos dias 21 a 23 de agosto terá a atividade Roda de Leitura: o folclore sob o olhar de Silvio Romero e Mário Cabral. Já nos dias 24, 28 e 29 acontecerá a edição do projeto ‘Resgatando as brincadeiras folclóricas’, sempre em dois horários: às 9h e às 15h. As escolas interessadas em participar das atividades, bastam agendar as visitas através do telefone 3214-5387.