Fundat e Superintendência do Trabalho reforçam ações para trabalhadores aracajuanos

Formação para o Trabalho
16/08/2018 19h14

Reconhecendo a importância das parcerias para o desenvolvimento e execução de ações, o presidente interino da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Jorge Araujo Filho, se reuniu com a superintendente Regional do Trabalho em Sergipe, Celuta Krauss, nesta quinta-feira, 16, na sala de reuniões da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE), para pautar, entre diversos temas, a mudança de funcionamento da Fundat para o prédio histórico cedido pela SRT.

O termo de cessão, firmado entre SRTE e a Prefeitura de Aracaju, resultará na otimização dos serviços prestados, tendo em vista a localização ainda mais estratégica da nova sede e a ampliação do espaço de trabalho dos servidores. A mudança implicará no deslocamento dos serviços da Fundação - atualmente ofertados no prédio localizado na rua Pacatuba, 104 - para a antiga Delegacia Regional do Trabalho em Sergipe (DRT/SE), na rua João Pessoa, nº 127, Centro.

Segundo o presidente interino da Fundação, Jorge Araujo Filho, além de estar historicamente ligado aos trabalhadores, o novo prédio contribuirá com a diminuição de gastos nos cofres públicos da gestão, levando em consideração a dispensa do pagamento de aluguel no espaço cedido. "A mudança do prédio da Fundat significa que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira se preocupa em controlar os gastos públicos e aplicar da melhor forma possível seus recursos. Além disso, existe ainda a simbologia de estarmos indo para um prédio que é tradicional e possui muita história na área de trabalho do nosso município", explanou. Jorge Araujo Filho enfatizou, ainda, a satisfação em firmar parceria com a SRT, e destaca o recebimento de dois carros para compor a frota da Fundat.

De acordo com Celuta Krauss, que aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do presidente interino enquanto gestor, a utilização do prédio da rua João Pessoa é muito significativa. "Um pedido que eu fiz ao prefeito Edvaldo, quando assinamos o termo de cessão, foi que os cidadãos não perdessem a referência daquele prédio como uma casa do trabalho, um espaço destinado ao trabalhador. Tenho certeza que, nesta gestão, o prédio estará em boas mãos, porque são pessoas que têm compromisso", ressaltou.

A superintendente afirmou ainda que a parceria pode ser ampliada através de novos projetos, a exemplo de um observatório social para acompanhamento das necessidades do mercado de trabalho. "Quero colaborar para que a Fundat também tenha um atendimento de ponta", pontuou.

Pessoa com Deficiência

Ainda na reunião, o presidente interino e o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo, Márcio Rodrigo, também presente no encontro, falaram sobre o fortalecimento da captação de vagas de emprego para Pessoa com Deficiência (PCD) e sobre o projeto da Fundação para a criação do centro de apoio ao PCD, que se encontra em fase de desenvolvimento. Márcio ressaltou o auxílio que a Fundat prestou às empresas Viação Atalaia e Modelo, que conseguiram atingir a cota das vagas de emprego para pessoas com deficiência. "Com uma força tarefa e compromisso atingimos a meta", afirmou o diretor.

Visita ao novo prédio

Ainda nesta quinta-feira, 16, Jorge Araujo visitou a reforma do prédio onde será a nova sede da Fundat, que sofrerá adequações a fim de que o ambiente esteja em perfeita condição para receber os servidores e a população em geral. Com isso, o presidente pode acompanhar de perto os reparos que estão sendo realizados e analisar as futuras instalações dos setores.

Na visita, também estiveram presentes o assessor executivo de planejamento, Tales Philippe Araujo, a diretora de Formação Profissional, Selma França, e o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo, Márcio Rodrigo.

Para o assessor executivo de Planejamento da Fundação, Tales Philippe Araujo, o novo prédio contribuirá para um melhor atendimento aos cidadãos, o que trará resultados ainda mais positivos para o município. "Será um prédio mais amplo que vai possibilitar um maior número de ações ligadas ao trabalho de geração de emprego e renda, além da gente estar ocupando um espaço que tem tudo a ver com a Fundat", afirmou.