SMS amplia número de unidades com horário estendido para Campanha contra o sarampo e a poliomielite

Saúde
20/08/2018 18h27

Com o objetivo de atender às famílias que buscam as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o objetivo de imunizar as crianças contra o sarampo e a poliomielite, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou o número de unidades com o horário estendido.

Nesta semana, durante os dias 23 e 24, além da extensão do funcionamento até as 20h das UBS Dona Sinhazinha e Geraldo Magela, a unidade Augusto Franco também foi incluída na lista.
A medida faz parte da série de estratégias adotadas pelo município para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal. A diretora da Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, explicou os motivos da ampliação.

"Nos dias 23 e 24, já estariam com horário estendido as UBS Sinhazinha e Geraldo Magela. Mas, devido à grande procura e baseado no levantamento dos últimos dias, onde constatamos que a Unidade Augusto Franco teve um dos maiores índices de doses aplicadas, a SMS decidiu abrir também em horário estendido esta unidade, que está bem localizada, com estrutura de estacionamento, e no caminho de bairros circunvizinhos, contemplando assim diferentes regiões da Capital", explicou.

A diretora alerta a importância da população se dirigir até os postos munidos da caderneta de vacinação, pois existem alguns detalhes que serão observados pelos profissionais que aplicarão as doses. "Para a poliomielite, as crianças que nunca tomaram receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Entretanto, as que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças dentro da faixa etária receberão uma dose da Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal. A única exceção com relação a essa vacina fica para aquelas que já foram imunizadas nos últimos trinta dias. Por isso, é indispensável a apresentação da caderneta no momento da aplicação", complementou Taise.