Saúde cria grupo para promover o bem estar físico e mental de jovens usuários do SUS

Saúde
20/08/2018 18h39

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da 2ª Região de Saúde de Aracaju iniciou o projeto “Potencializando a Juventude”, um grupo formado por jovens atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Geraldo Magela (Orlando Dantas), Humberto Mourão (São Conrado), Celso Daniel, Osvaldo Leite e Elisabeth Pita (Santa Maria). Na tarde desta segunda-feira, 20, o primeiro encontro aconteceu na sala de reuniões da UBS Geraldo Magela, com uma oficina de música dirigida pelo Sons no SUS.

Segundo a psicóloga Lyvia de Jesus, este grupo de jovens, de idade entre 13 a 30 anos, foi formado para trabalhar as questões de crises de identidade que os jovens têm, através de oficinas de sensibilização, por meio de música e do teatro. “Nosso objetivo é oportunizar a interação e integração com a prevenção dos agravos à saúde física e mental da região onde o nosso Nasf atende”, explicou.

A adolescente Maria Eduarda Gomes Santos, 13, que é usuária da UBS Geraldo Magela, gostou da ideia de participar de um grupo de jovens. “Achei muito legal, creio que vai nos ajudar bastante, vai ser uma troca de experiência, porque têm pessoas mais novas e outras mais experientes. Então isso é muito válido”, opinou.

De acordo com a coordenadora do Nasf, Maria Cláudia Almeida, a psicóloga da equipe foi percebendo algumas necessidades apontadas pelos próprios usuários, através dos atendimentos individuais. “Então ela se uniu aos outros profissionais do Nasf da 2ª Região e pensaram em potencializar a juventude, trazendo o que há de melhor em cada um, para um ajudar o outro a superar problemas. Com isso, promovemos a saúde e evitamos agravos físicos e mentais”, enfatizou.

As reuniões acontecerão uma vez por mês, e cada uma terá um tema diferente a ser debatido entre os jovens e os profissionais participantes.