Pesquisa do Observatório do Mercado de Trabalho Sergipano é apresentada e discutida em reunião da Fundat

Formação para o Trabalho
04/09/2018 16h44

Através das ações de fomento à qualificação profissional e geração de emprego e renda, a Fundação Municipal de Formação para Trabalho (Fundat) caminha para construir, junto à Prefeitura Municipal de Aracaju, uma cidade mais humana, inteligente e criativa. Em prol dessa missão, o presidente interino do órgão, Jorge Araujo Filho, recebeu nesta terça-feira, 04, o professor do departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Kleber Fernandes para uma apresentação a respeito da pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Mercado de Trabalho Sergipano. 

O objetivo da apresentação da pesquisa, coordenada pelo professor Kleber, foi dar um panorama sobre o mercado de trabalho sergipano com ênfase nos dados referentes à população aracajuana. Segundo o professor Kleber, o setor que mais emprega em Aracaju é o de Comércio e Serviços, seguido do setor de Informação e Comunicação. Porém, há uma carência de mais qualificação para as pessoas que já estão empregadas, permaneçam em seus postos e aquelas que ainda não estão, possam se qualificar para voltar a trabalhar.

“A Fundat tem um grande papel na evolução desse quadro. Tenho certeza que vocês continuarão se empenhando para transformar esta realidade, e esta pesquisa está à disposição para contribuir com a oferta de cursos de acordo com a necessidade das pessoas”, afirma Kleber, destacando a necessidade da divulgação dos resultados da pesquisa para a população. “É muito importante relevante dar publicidade a este material, isso demonstra a transparência da prefeitura de Aracaju com os aracajuanos que precisam ter acesso ao conteúdo”, afirma.

A pesquisa também serve como base de dados referente a pontos de interesse social, como empregabilidade e educação, não apenas para orientar o trabalho da Fundat, mas também é utilizada por outras secretarias da Prefeitura, a exemplo da Secretaria Municipal da Assistência Social. Na reunião, também estiveram presentes as equipes da diretoria de Formação Profissional (Dirfop) e da diretoria de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc), com intuito de mantê-las inteiradas dos detalhes dos dados oriundos do Observatório.

Para o presidente interino da Fundação, Jorge Araujo Filho, é de extrema importância o fortalecimento da parceria já existente com a UFS, por meio da utilização dos resultados da pesquisa nas metas traças para a Fundat no planejamento estratégico coordenado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. “Nós utilizamos este material produzido pelo Observatório para embasar as nossas políticas públicas ligadas à oferta de qualificação profissional, através do alinhamento dos cursos de capacitação do portfólio da Fundat às necessidades do mercado de trabalho, que é uma das nossas metas. O que não queremos é oferecer cursos que não servirão aos aracajuanos. Fazendo assim, acredito que conseguiremos fechar o ciclo de qualificação e inserção do cidadão ao campo profissional, e teremos o nosso objetivo alcançado”, explica Jorge Araujo.

Jorge Araujo também ressalta a seriedade da pesquisa, enfatizando que ela é uma base de dados completa e sólida. “Este é um instrumento que agrega muito em nossas metas, pois ele nos serve como uma ferramenta de orientação. Os objetivos que nós conseguirmos alcançar ao final da gestão, será possível graças ao trabalho executado pelo departamento de Estatística da UFS. Estamos muito agradecidos e desejamos estreitar ainda mais a parceria”, pontua o presidente interino, comprometendo-se a apresentar os resultados finais das metas estabelecidas na Fundat.