SMS promove oficina de sexualidade para profissionais de saúde do bairro Santa Maria

Saúde
05/09/2018 12h26

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Municipal de IST/Aids, vem promovendo oficinas de sexualidade para profissionais de saúde, professores e estudantes. Nesta quarta-feira, 5, a oficina foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Osvaldo Leite e Elizabeth Pita.

Segundo a referência técnica do PSE da SMS, Aline Guimarães Vieira, as oficinas estão acontecendo desde o mês de junho. “Convidamos as técnicas do Programa IST/Aids para conversar sobre sexualidade com os jovens e os professores das escolas que integram o PSE, como também com os profissionais de saúde das UBS que são referências destas escolas. Como as escolas estão em recesso, as oficinas deste mês são voltadas para os profissionais de saúde e professores que não tiveram férias”, informou.

A psicóloga Aline Rabelo e a enfermeira Marília Uchôa, técnicas do Programa Municipal de IST/Aids,  explicaram que o objetivo  das oficinas é capacitar e qualificar os profissionais da Saúde, da Educação e os estudantes. “A ideia é discutir a sexualidade porque nós temos visto que os indicadores de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) estão muito altos na adolescência. Então, pensando em melhorar a consciência dos nossos jovens para a questão da sexualidade, o uso de preservativos para a prevenção de IST’s e gravidez, estamos indo aos territórios fazer as oficinas com palestras, dinâmicas de grupo e entrega de materiais educativos”, ressaltou Aline Rabelo.

Para a agente de saúde da UBS Osvaldo Leite Erivalda Pereira, a participação nas oficinas é fundamental para que os profissionais se tornem multiplicadores. “Nós aprendemos e repassemos estes conhecimentos para a comunidade. Conversamos com os jovens para que tenham a convicção de que engravidar antes do tempo traz consequências para vida deles. Orientamos que precisam usar a camisinha porque muitas vezes os pais ainda têm o tabu de conversar com os adolescentes, principalmente as mães com as meninas. Nós conversamos com as pessoas sobre todos os cuidados de prevenção, por isso, precisamos estar qualificados”, esclareceu.

Programação

A referência técnica do PSE da Saúde, Aline Guimarães Vieira, informou a programação das oficinas de sexualidade. “No Cras Santa Maria começou hoje, mas haverá também nos dias 12 e 19 deste mês para os demais profissionais das UBS Osvaldo Leite e Elizabeth Pita, os professores e profissionais de saúde do bairro 17 de Março”, completou.

 

Nos dias 17 e 18 de setembro acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas para os professores e profissionais da UBS Edézio Vieira de Melo. Nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, ocorre no Cras Soledade para os professores e profissionais da UBS Carlos Hardmam Côrtes. Já nos dias 24 e 31 de outubro, a oficina será UBS José Calumby para profissionais desta mesma unidade e da UBS Lauro Dantas.