SMS debate e apresenta resultados na reunião do Conselho Municipal de Saúde

Saúde
13/09/2018 18h41

A atual gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) valoriza a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS), que é realizada de forma organizada através do controle social, sendo o Conselho Municipal de Saúde (CNS) um dos seus instrumentos mais eficazes e representativos. Nesta quinta-feira, 13, foi realizada a 31ª reunião ordinária do CMS para debater e deliberar as ações na Capital.

O secretário adjunto da Saúde de Aracaju e conselheiro gestor, Carlos Noronha, informou que a SMS está preparando o Centro de Acolhimento e Assistência à Saúde da Mulher (Caasm) que será instalado durante o Outubro Rosa, mês de alerta e prevenção ao câncer de mama.

“Estamos organizando o espaço dentro do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos para ser um local humanizado e de acolhimento às usuárias do SUS Aracaju. Faremos um evento para a visibilidade da importância do cuidado à saúde da mulher. Falta apenas fecharmos a data, mas a previsão é para a segunda quinzena de outubro”, divulgou.

Carlos Noronha informou também que na próxima segunda-feira, 24, será retomada a Mesa de Negociação do SUS Aracaju, no auditório do Cemar Siqueira Campos, às 8h30. “Hoje estou na gestão, mas também sou trabalhador do SUS e a reativação da Mesa de Negociação é uma prova de que a gestão é aberta ao diálogo”, completou.

Outros informes

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS, Cyndi Pires Santos, leu a resolução da gestão sobre o novo fluxo para dispensação de medicamentos nas UBS. “A partir da próxima segunda-feira, 17, só serão dispensados medicamentos com a apresentação da receita prescrita por servidores do SUS”, pontuou.

Além disso, a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca, fez uma apresentação com as informações e os resultados da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

“A campanha termina nesta sexta-feira, 14, mas Aracaju foi a segunda capital do Nordeste e a oitava do país a atingir a meta, que é de 95%. Até hoje, nós conseguimos 99,40%. Tivemos que adotar várias estratégias, mas graças ao empenho dos parceiros como o Rotary Club, as universidades, os técnicos da gestão, os servidores das UBS e a imprensa, que fez uma ampla divulgação, conseguimos alcançar nossos objetivos”, enfatizou.

A conselheira e secretária da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde (CES), Núbia Santana, informou que das oito regiões de Saúde de Aracaju, quatro ainda faltam capacitar os conselheiros locais. “Estas capacitações serão reiniciadas após as eleições, a partir do dia 6 de novembro. Ainda faltam a 1ª, 3ª, 6ª e 7ª regiões, mas já fizemos nas outras quatro (2ª, 4ª, 5ª e 8ª)”, completou.

O conselheiro usuário, Luís Carlos Silva, avisou que haverá um evento do Projeto Vida no Trânsito (PVT) no dia 19 de setembro, às 14 horas, no Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa. Já o conselheiro usuário, José Gomes, conhecido como Palito, convidou a todos para participar da missa de aniversário de nove anos da UBS Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas, que ocorrerá no dia 11 de outubro, às 8 horas.