Defesa Social mobiliza equipe para aprimoramento de métodos voltados à Defesa Civil

Defesa Civil
14/09/2018 16h21

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) reuniu, na manhã desta sexta-feira, 14, colaboradores da Defesa Civil de Aracaju para debater operacionalização de ações, com foco no cumprimento de metas estabelecidas através do Planejamento Estratégico. A organização e otimização dos métodos de trabalho foram aspectos discutidos entre os participantes, assim como foram apresentadas as particularidades de cada ação a ser executada.

Todos os pontos abordados durante a reunião referem-se a construção de uma Cidade Resiliente, preparada para atuar em situações adversas e pronta para oferecer um rápido processo de recuperação e retomada da normalidade. "Esses objetivos estão inseridos no Planejamento Estratégico elaborado pela Prefeitura de Aracaju, inclusive, sendo um dos projetos prioritários", ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Muitas das ações que já vinham sendo executadas, com sucesso, agora são incrementadas e passam a obedecer, inclusive, critérios considerados para fins de reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre esses pontos estão a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), monitoramento das áreas de risco, atendimento de 100% das demandas provenientes do número emergencial 199, criação do Sistema de Proteção em Defesa Civil, criação de Fundo Municipal de Defesa Civil, juntamente com a criação de um Conselho, entre outros.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju ressalta que, desde 2017, o órgão trabalha para implementar as metas e ações necessárias ao projeto. "Como muitas das ações já vinham sendo executadas, esse será o momento de incrementar e consolidar, atendendo aos prazos estipulados. Por isso, mantemos o diálogo com toda a equipe de maneira a nos mantermos integrados e mobilizados pelo cumprimento dessas ações", destacou.