Taça Cidade de Aracaju de Futsal Feminino é encerrada com alto nível técnico

Juventude e Esporte
14/09/2018 09h43

Bola na rede e muita emoção marcaram a final da Taça Cidade de Aracaju de Futsal Feminino. A competição realizada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), com o intuito de fomentar práticas esportivas na categoria feminina, começou no dia 14 de julho e chegou ao fim nesta sexta-feira, 14, com a disputa pelo título entre Atlético Maneiro e Novo Horizonte, e terceiro e quarto lugares entre Sem Limites e Star News.

Ao longo dos 26 jogos, as 14 equipes de idade livre mostraram o alto nível do campeonato, foram marcados 118 gols. De acordo com o coordenador de Esportes de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova, o sucesso em mais uma edição reflete o comprometimento da secretaria, onde o grande vencedor é o esporte. “Neste ano tivemos partidas memoráveis, o nível técnico das equipes cresceu muito. Isso é a prova que a Secretaria de Esporte está realizando o objetivo do planejamento estratégico da prefeitura em relação ao fomento ao esporte, através da atuação do secretário Jorge Araujo Filho. Essa final foi atípica porque são quatro equipes praticamente do mesmo nível, inclusive disputando o terceiro e quarto lugares, então isso atrai o público e promove ainda mais visibilidade para a competição”.

Em uma acirrada disputa pelas primeiras colações, a equipe do Atlético Maneiro chegou à partida final com o saldo de 13 gols, após quatro vitórias e um empate. Em 2017, o time havia conquistado o terceiro lugar. O técnico da equipe, Lucas Xavier pontuou a importância de fomentar o futsal feminino. “Nossa preparação começou há cerca de um mês antes do início da competição. E de lá pra cá tem sido um trabalho contínuo sempre buscando a nossa melhora. Já podemos dizer que houve uma melhora na nossa participação na competição comparando com o ano passado, onde ficamos em terceiro lugar e esse ano disputamos o primeiro lugar. É essencial que se tenham competições como essa em todas as modalidades. O Atlético Maneiro foi criado para participar dela no ano passado, e por ser uma competição gratuita, ajuda bastante aos que querem começar. De lá pra cá já participamos de competições na capital e no interior, e atualmente estamos no Campeonato Sergipano”.

O time do Novo Horizonte também estava no pário pelo título de campeão com apenas uma derrota e o saldo de 11 gols. A equipe cresceu ao longo dos jogos e mostrou em quadra a paixão pelo esporte. De acordo com a técnica Sheila Camila, um dos pontos que atraem tantos grupos para o campeonato é a organização dos jogos. “Mesmo com as dificuldades no treino, minha equipe veio muito bem preparada. Tivemos quase 100% de aproveitamento. É muito importante essa competição para o calendário do futsal feminino, e ainda com a boa estrutura de logística que o campeonato nos oferece”.

O campeonato movimentou aproximadamente 280 atletas ao longo de dois meses e comprovou que a cada ano as equipes apresentam uma crescente evolução técnica. Disputando a terceira colocação, a seleção do Star News participa pela primeira vez do campeonato e celebrou a trajetória. Segundo Marcelo Victor, técnico do time, a Taça Cidade de Aracaju de Futsal Feminino é uma ferramenta que auxilia as mulheres a conquistarem seu espaço entre as diversas modalidades. “Por ser nosso primeiro ano, estamos felizes por ter chegado até aqui. Entramos em uma chave difícil, estamos galgando os degraus do futsal feminino. Estou bastante satisfeito com o que as meninas estão realizando até aqui. O futsal feminino aqui no estado não era tão valorizado, estamos aos poucos conquistando nosso espaço, e isso devemos muito ao trabalho da Sejesp, que tem fomentado o futsal feminino dando oportunidade para as equipes amadoras, como a minha, participarem de competições desse nível. Destaco o estímulo que nos é dado nas edições da Taça Cidade de Aracaju, nós vamos para os jogos sem preocupação com qualquer coisa, sabemos que tem uma equipe séria e profissional nos bastidores nos provendo de tudo, esse incentivo estimula sim”.

Com a segunda melhor campanha da competição, o time Sem Limites de Maruim, disputou o terceiro lugar. A equipe foi destaque ao longo dos jogos, no ataque e na defesa menos vazada. Em 5 jogos, o time venceu 4 e marcou 18 gols. “Fizemos umas das melhores campanhas na fase de classificação, perdemos uma partida onde não poderíamos perder, na fase de mata-mata. Os jogos valorizam o futebol feminino, que é muito carente em prol da saúde, esporte, lazer e promove novos talentos femininos.” declarou o treinador Igor da Silva.


Resultado final

- Campeão: Atlético Maneiro
- Vice-campeão: Novo Horizonte
- 3° lugar: Sem Limites
- 4° lugar: Star News
- Melhor Goleira: Silvanclecia (Star News)
- Melhor Atleta: Eliene de Souza Santos (Novo Horizonte)
- Artilharia: empatadas com 7 gols
Carla Mayara (Novo  Horizonte)
Eliene de Souza Santos (Novo Horizonte)
Paula Deysiane Cortez (Sem Limites)
- Atleta símbolo – Ivony Mery de Faro