Concurso de desenhos e frases desperta o olhar de crianças e adolescentes para o meio ambiente

Agência Aracaju de Notícias
20/09/2018 18h45

A tarde desta quinta-feira, 20, foi especial para as crianças e adolescentes atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju. A turma participou de uma oficina educativa sobre a importância da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente para a construção de uma cidade mais humana, inteligente e criativa. 
 
Depois da oficina, os assistidos tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação do grupo teatral da Fundação Brasil Ecoar.  De forma lúdica, eles buscaram despertar nas crianças e adolescentes o lado criativo e a consciência cidadã. “As oficinas são uma preparação para o concurso. Primeiro a gente explica e tenta despertar a turma para a necessidade de cuidar do verde. Depois, eles ficam livres para aguçar o imaginário e desenhar e escrever o que quiserem”, explicou a gerente do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, Edlaine Sena.
 
'Ser Criança'

O concurso de desenhos e frases ‘Ser Criança’ é promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a Fundação Brasil Ecoar e apoio do Instituto Banese.  “É uma ação importante porque a gente percebe como as crianças estão enxergando o Meio Ambiente. Elas absorvem a informação e passam para os pais o que aprenderam. Os desenhos e as frases estão bem interessantes”, enalteceu a pedagoga da Fundação Brasil Ecoar, Priscilla Matos farias. 
 
A ação é voltada para as crianças atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Aracaju e premiará os dois primeiros lugares com um notebook. Já o terceiro colocado ganhará uma bicicleta. Os vencedores terão a frase e desenho aplicados em toda a frota de caminhões compactadores da capital.

Resultado 
 
O concurso teve início no dia 22 de agosto. O resultado será divulgado no dia 10 de outubro, com a premiação dos vencedores. Quem irá escolher os melhores é a Comissão julgadora formada por representantes da Torre, da Fundação Brasil Ecoar e da Biblioteca Pública Infantil de Sergipe.  Dos 16 Cras, oito já receberam as oficinas e entregaram os desenhos e frases dos concorrentes. 

Segundo a educadora social do Cras Carlos Fernandes de Melo, Rosilene Araújo, quando as crianças e adolescentes souberam do concurso ficaram contagiados. “A gente já teve aluno premiado em outros concursos e isso de certa forma deixou todo mundo motivado aqui. Durante alguns dias, trabalhei a temática com eles para que se acostumassem com o assunto. Acredito que teremos excelentes resultados”, afirmou. 

Criatividade

A adolescente Nayara Raimunda dos Santos, 15 anos, ficou empolgada com o concurso e caprichou na escolha da frase. “A minha frase é Recicle sua mente, preserve o meio ambiente. Escolhi essa porque quando você recicla a mente, também cuida da natureza. É importante pensar no próximo, pensar no outro. Quando a gente muda por dentro, tudo à nossa volta muda também”, disse. 
 
Quem também buscava conscientizar os cidadãos foi o aluno Alcir Correia dos Santos. “Eu estou desenhando dois rios. Um rio com água limpa e peixes e o outro sujo com vasilhas. É para a população entender que precisa preservar o meio ambiente, pois assim a gente não vai sofrer com a falta de água”, alertou.
 
A estudante Eunice Guadalupe dos Santos, 10 anos de idade, passou mais de 30 minutos para fazer o desenho. Ela caprichava nos contornos, queria mostrar para a sociedade o quanto é importante realizar ações positivas.  “Eu fiz uma árvore e uma menina jogando garrafa no lixo reciclável para não poluir as ruas. A gente não pode sujar os rios e nem a nossa cidade. A gente precisar cuidar da natureza”, ressaltou.