Saúde de Aracaju reforça a importância da Rota Materna para atendimentos no Estado

Saúde
27/09/2018 18h15

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniu na manhã desta quinta-feira, 27, com representantes das nove maternidades públicas de Sergipe, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério da Saúde, no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha. Entre várias pautas debatidas, o município levantou durante o encontro o debate sobre a implementação da Rota Materna.

O secretário adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, que também é ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São José, em Itabaiana, elaborou um estudo sobre a Rota Materna e trouxe algumas propostas para melhorar o fluxo, tanto na rede materna de Aracaju, quanto na do interior. “Na verdade, a Rota Materna é a pactuação de um protocolo de integração da rede materna de atendimentos, que vai desde a gravidez, com a garantia do pré-natal, até a hora do parto nas maternidades. E é importante ressaltar que precisamos pensar na rota por inteiro, inclusive com a regulação e com o transporte”, explicou.

A Rota Materna é uma demanda antiga de Aracaju, que vem sendo cobrada e acompanhada pelo Ministério Público Estadual. “Inclusive já participamos de algumas audiências, onde deixamos bem claro que o Estado precisava interagir mais nesse processo, uma vez que envolve diversos municípios sergipanos. Nós, enquanto Capital, daremos todo suporte necessário para que as políticas sejam elaboradas e executadas, mas é preciso uma intervenção maior da SES para que essa demanda seja implantada em sua plenitude”, reforçou Noronha.

Maternidades

O Colegiado de Maternidades é preconizado pela Portaria nº 1020/2013 do Ministério da Saúde para discutir a rede, as estratégias e a efetivação das políticas públicas de Saúde da Mulher. “Este colegiado se reúne mensalmente para fortalecer a rede materna de Sergipe, para interagir com os serviços, e para dirimir os desafios a fim de fomentar a melhoria do atendimento”, frisou Helga Müller Mengel, referência técnica da Rede Maternoinfantil da SES.

A coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da SES, Socorro Xavier, informou que existem nove maternidades públicas em Sergipe, sendo cinco pertencentes à Fundação Hospitalar de Saúde e quatro filantrópicas. Em Aracaju existem a Nossa Senhora de Lourdes (para gestantes de alto risco) e a Santa Isabel. Em Capela, há a Maternidade Leonor Barreto Franco; em Lagarto, a Zacarias Júnior; em Itabaiana, a São José; em Estância, o Hospital e Maternidade Amparo de Maria; em Propriá, a São Vicente de Paula; em Nossa Senhora do Socorro, o Hospital Regional José Franco Sobrinho; e em Nossa Senhora da Glória, o Hospital Regional Governador João Alves Filho.