Obra na zona Norte ganha celeridade e serviços começam a se consolidar

Obras e Urbanização
27/09/2018 17h48

Desde as primeiras horas até o entardecer, sempre haverá em algum ponto da cidade um serviço sendo feito, uma ação urbanística realizada e obras executadas. A rotina se repete dia após dia, e já criou no aracajuano o hábito de ter a certeza de que a Prefeitura de Aracaju vem cumprindo rigorosamente uma agenda propositiva que inclui a recuperação da cidade e a preparação da cidade para o futuro. Para isto, além das 20 obras que somam mais de R$ 86 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, a gestão municipal implementou uma filosofia administrativa que pretende criar uma cidade mais humana, inteligente e criativa.

Na obra do bairro Japãozinho, situado na zona Norte, cotidianamente mais de 30 operários trabalham incansavelmente para adiantar ainda mais o ritmo dos serviços e ultrapassar os 30% que já foram concluídos. Um engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) visita todos os dias as obras e, no fim do mês, é elaborado um relatório com dados relativos aos percentuais já executados.

Em mãos deste e dos demais relatórios, o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, avalia com seus auxiliares se há alguma providência a ser tomada e, assim, encaminhá-los ao prefeito Edvaldo Nogueira. "Além de ser uma responsabilidade por estar ocupando a pasta da Infraestrutura, as inspeções, relatórios e acompanhamentos das obras são fundamentais para que os órgãos fiscalizadores fiquem cientes da lisura presente na especialização destes recursos, para dar satisfação às populações beneficiadas e para deixar o prefeito Edvaldo a par de tudo que tem sido feito na capital", detalha o secretário.

Ainda conforme Ferrari, "no Japãozinho a obra está bem adiantada e, por ter sido encontrada paralisada e retomada nesta gestão, os trabalhos se concentram na construção do canal e depois desta fase o ritmo será ainda mais célere", conclui.

A obra

O projeto constitui na implantação de um canal de macrodrenagem, pavimentação e sinalização e vertical das ruas, antes quase intransitáveis. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, esta é mais uma parceria entre o município e o Governo Federal que está dentro do que preconizam as diretrizes adotadas pelo Planejamento Estratégico, que pretende tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa.

Com dimensões de mais de 100 metros, o novo canal vai absorver o material produzido nos domicílios e dar vazão às águas pluviais e acabar com a infestação de insetos, que antes ocorriam na região. Também será implantado cerca de mil metros de meio-fio de concreto, 463 m² de pavimentação em concreto e por fim 3.696 m² de pavimentação em paralelepípedo.