Semana Nacional de Redução de Desastres terá programação em Aracaju

Defesa Social e Cidadania
08/10/2018 10h53

A programação da Semana Nacional de Redução de Desastres ocorrerá, em Sergipe, na quinta-feira, 11, com a realização de palestras que destacam as aplicações da geologia nas atividades de Defesa Civil. O evento será realizado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) por meio, respectivamente, da Defesa Civil de Aracaju e Defesa Civil Estadual, além da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Instituída por Decreto, vigente desde 26 de setembro de 2005, o evento ocorre sempre na segunda semana de outubro com o objetivo de preparar e conscientizar os agentes de resposta aos desastres naturais. Além disso, a Semana Nacional visa promover uma cultura preventiva capaz de otimizar as ações de Defesa Civil nos segmentos da prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
 
As palestras que ocorrerão no auditório da didática V, da UFS, das 7h30 às 17h, serão dedicadas aos estudantes, membros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e demais interessados pelos temas. A oportunidade possibilitará reflexões e compartilhamento de informações e experiências direcionadas aos métodos de gestão dos riscos, aplicações da geologia e das tecnologias voltadas à resposta diante de uma situação de risco ou desastres.

Para o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o intercâmbio de informações favorece a construção de estratégias ainda mais consistentes para a segurança da população. "Desenvolvemos, de forma permanente, inúmeras ações, especialmente com foco na prevenção de riscos. O diálogo a ser promovido entre pesquisadores e profissionais da Defesa Civil engrandece ainda mais esse processo, que visa envolver e conscientizar, também, a comunidade", destacou o secretário da Defesa Social.
 
Entre as temáticas que serão abordadas estão o funcionamento do "Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil", "Locação de poços no combate à seca", "Geoprocessamento da Gestão das Atividades em Defesa Civil", "Mapeamento das áreas de risco", dentre outros. Também compõe a programação a palestra "A dinâmica costeira e a prevenção contra erosões", que será apresentado pela doutoranda em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana Vieira. Assim como "A dinâmica dos rios e a prevenção contra inundações", que será apresentada pelo doutorando em Geociências da UFPE, Anderson Pereira.

Serviço

O quê: Semana Nacional de Redução de Desastres
Quando: quinta-feira, 11 de outubro
Horário: 7h30 às 17h
Local: auditório da didática V da Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão (Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos)