Ziraldo é o homenageado do mês na Biblioteca Ivone de Menezes

Cultura
19/10/2018 11h10

Ziraldo. Você não pode conhecer esse nome, mas suas obras precisamente já viu ou ouviu alguém falar. Ele é o pai da turma do Pererê e do Menino Maluquinho, além é claro, de outras obras. E, para conhecer um pouco mais dos 80 anos de carreira desse escritor, cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes preparou uma homenagem especial em sua galeria de escritores.

A exposição na biblioteca, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), é divida em três espaços para o visitante conhecer a sua história, entre elas, a galeria de imagens, painéis com sua biografia e um mural com versos e reversos. A Ivone de Menezes disponibiliza, ainda, um espaço reservado para a leitura das principais obras, e algumas delas estão disponíveis no acervo.

Para a estudante Verônica Cardozo, do oitavo período do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a iniciativa da biblioteca em fazer essa homenagem prevalece o fomento para a leitura desde cedo. “Entrar aqui e encontrar uma galeria dos escritores é algo muito enriquecedor. Como estamos no mês das crianças, ver as obras de Ziraldo nos alegra muito, porque suas obras são direcionadas, especialmente, para os pequenos, no qual a gente ver o despertar pela a leitura dos livros desde cedo”.

De acordo com a coordenadora da biblioteca e responsável pela exposição, Nancy Teresa, Ziraldo deve ser reverenciado “por ser um grande escritor da literatura infantojuvenil e, principalmente, por ter escrito as obras que a maioria das crianças já leram ou assistiram. Por esses e outros motivos, é fundamental informar, principalmente, para as crianças, quem foi o pai das turminhas que marcam as gerações”.

História

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932. Seu nome partiu da iniciativa criativa dos seus pais, Dona Zizinha e Geraldo. Desde criança já mostrava seu talento para o desenho e de fazer leituras de obras de outros escritores, a exemplo de, Monteiro Lobato, Viriato Correia, Clemente Luz, e as revistas em quadrinhos da época.

A exposição em homenagem a Ziraldo segue até o dia 31 de outubro. Escolas públicas e particulares interessadas em levar seus pequenos para um mundo fantástico da imaginação devem entrar em contato com a Biblioteca Ivone de Menezes e agendar a visita através do número: 3179-6411. A unidade fica localizada na Rua Major Edeltrudes no bairro Farolândia e fica aberta das 8h às 17h.