Saúde realiza atividade com idosos do Asilo Rio Branco

Saúde
19/10/2018 19h40

Trabalhar na melhoria e ampliação do atendimento clínico e na educação em saúde para a população de Aracaju. Essa é a intenção do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que faz parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e nesta sexta-feira, 19, realizou uma Ação no Asilo Rio Branco.

A atividade contou com a realização de trabalhos corporais e ações musicais. Mas a atuação do Nasf, além destas ações recreativas, também oferece atendimentos individuais, atividades educativas e terapêuticas, ações preventivas, de promoção à saúde, atendimentos individuais, familiares e compartilhados, rodas de conversa e palestras com temas relacionados à saúde, em todo o ciclo de vida do usuário, seja criança, adolescente, adulto ou idoso.

Segundo a psicóloga do Nasf, Lívia de Jesus, o trabalho e atividades não ficam restritos às unidades de saúde e acabam utilizando o ambiente situado no território de atuação dessas unidades que são apoiadas, como por exemplo, praças e quadras onde acontecem, principalmente, atendimentos coletivos. "Hoje estamos aqui no Asilo Rio Branco, realizando mais uma visita mensal, onde as equipes multiprofissionais trabalham com foco na prevenção e promoção da saúde”, explicou.

Avaliação positiva

O idoso e morador do asilo, Marcelo Figueiredo, de 67 anos, participou tocando gaita e triângulo com o grupo. Para ele, a atividade foi como um sopro de estímulo em uma fase da vida em que as coisas parecem ser mais complicadas. "Quando vamos envelhecendo, a nossa ideia é que muita coisa já não tem o mesmo gosto. Aí, quando encontramos pessoas que nos ajudam a enxergar de outra forma, ficamos mais animados”, enalteceu.

Quem também participou da atividade o idoso foi Vicente Carvalhal, de 65 anos. "Eu andava muito quieto e precisava fazer alguma coisa para me sentir melhor. Quando soube da vinda do Nasf, fiz questão de me arrumar e já me sinto bem melhor. Recebemos tanto apoio da equipe que, nos dias das atividades, acordo até mais empolgado", disse.

Aos 87 anos de idade, dona Bernadete Trindade ainda se recorda com muita nitidez, quando pela primeira vez curtiu a dança e música bem de perto. Hoje, estimulada pelo Nasf, ela consegue exercitar com atividades simples, mas que para ela e outros idosos, tem feito muita diferença. “Naquela época, nem imaginava que, passadas oitos décadas, ainda lembraria com tanta riqueza daquela fase alegre de minha vida”, falou.

Para a enfermeira e referência técnica do Asilo, Fátima Adriene Menezes, esta parceria com a SMS é muito enriquecedora. “Precisamos muito destes profissionais, tanto para a prática motora, quanto para a socialização, cuidado e atenção a população idosa, sempre com o objetivo de realizar diagnósticos primários e reduzir o número de patologias”, enfatizou.