Centro Cultural de Aracaju recebe mais uma edição do Sarau das Estações com debate sobre conscientização social

Cultura
19/10/2018 22h35

Dando continuidade à programação de aniversário do Centro Cultural de Aracaju (CCA), a unidade recebeu, nesta sexta-feira, mais uma edição do ‘Sarau das Estações’. Intitulado, ‘Primavera Social’, o projeto é uma realização da Biblioteca Municipal Mário Cabral, que é vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação da UFS (Cabed) e o grupo de pesquisa Plena.

“Cada sarau nosso tem uma temática diferente, esse ano escolhemos o tema voltado para sociedade, contemplando várias datas importantes, como: os quatro anos do Centro Cultural, o Dia da Consciência Negra, o Dia Internacional da Terceira Idade, dentre outros. O objetivo é conscientizar o público presente quanto ao respeito e a tolerância, chamando atenção para identidade própria de cada um”, explicou a coordenadora da Biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso. 

O evento teve início com uma mesa redonda no Teatro João Costa, onde foram discutidas as políticas públicas para os negros no Brasil, trazendo um jeito interseccional de pensar desigualdade social e políticas públicas, incluindo o Dia da Consciência Negra e o voto feminino. A mestranda em educação, Elaine Natalí, elogiou o projeto e salientou a importância do tema discutido. 

“É bom ressaltar que a vida negra tem importância, e que esse conhecimento tem que vir de base. Fazer um sarau deste com alunos de escolas públicas, trazendo histórias relacionadas a vivência de cada um deles, mostrando que, apesar da naturalização que a sociedade tem em nos apagar, eles percebam que estão sendo violentados diariamente e se empoderem cada vez mais. Pois, a conscientização negra tem que ser lutada e resistida o tempo inteiro”, destacou Elaine.

Após os diálogos, teve apresentação de dança do Grupo de Ballet de Idosos da Barra dos Coqueiros, além de um recital de cordel sobre o Centro Cultural de Aracaju, recitação de poemas, apresentação da poesia Súdito dos Pecados Capitais, exposição fotográfica sobre o racismo e, para encerrar o evento, houve uma comemoração dos quatro anos do CCA.

“Hoje foi um dia muito feliz para todos nós que fazemos o Centro Cultural de Aracaju. Queremos agradecer a Universidade Federal de Sergipe, as escolas municipais, aos professores e todos que estiveram presentes. É com muita alegria que chegamos nesses quatro anos sabendo que a cada dia vencemos mais uma etapa no processo de construção e consolidação desse espaço plural que difunde a cultura aracajuana’, comentou o coordenador do Centro Cultural, Mário Dias.