Defesa Social irá contribuir com a segurança em locais de votação

Guarda Municipal
25/10/2018 11h31

Por solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá dispor, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Guarda Municipal para reforçar a segurança de vários locais de votação em toda a capital durante o segundo turno das eleições, neste domingo, 28.

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuará com cerca de 210 guardiões, em mais de 85 locais de votação. "Assim como ocorreu no primeiro turno, atuaremos de forma fixa nos locais de votação e por meio de rondas nos arredores desses locais, coibindo quaisquer tipos de crimes eleitorais e auxiliando no que for necessário. Será um dia de promoção de cidadania e nossos guardiões estão prontos para dar sua parcela de contribuição", afirma o diretor geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.

A expectativa da corporação é de que o segundo turno seja tão ou mais tranquilo do que o primeiro, quando foram notificadas apenas duas ocorrências. "Um número tão reduzido de ocorrências demonstra a tranquilidade do pleito no primeiro turno. Nos 85 locais de votação com a presença da Guarda Municipal de Aracaju, apenas duas pessoas foram conduzidas à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral. Aproveitamos para orientar os eleitores de que a lei permite o uso de bótons, camisas e adesivos com números, nomes dos candidatos e siglas dos partidos, porém é vedada a boca de urna, pedido de voto ou distribuição de qualquer tipo de material de propaganda política", completa Mendonça.

De acordo com o planejamento da corporação, os guardiões estarão a postos a partir das 2h, para o recebimento das urnas, permanecendo nos locais de votação até aproximadamente as 19h, horário previsto para a finalização do recolhimento das urnas eleitorais.