Prefeitura realiza 2ª Reunião do Conselho Municipal de Turismo

Indústria, Comércio e Turismo
25/10/2018 22h48

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), realizou a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que tem na presidência e condução dos trabalhos o secretário interino da Semict, Ricardo Mascarello.  O encontro reuniu 19 membros, dos 24 que compõem o Comtur , representando quórum superior a 2/3  do colegiado, tratando dos seguintes temas: aprovação do regimento Interno do colegiado; eleição para escolha do vice-presidente; apresentação dos projetos de revitalização das orlas Pôr do Sol e da Coroa do Meio; internacionalização das políticas públicas culturais e do turismo e resultado da participação da Semict na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo, uma das mais importantes feiras de turismo do Brasil. 

O primeiro ponto de pauta foi o processo de análise e aprovação do regimento interno do colegiado. O secretário e presidente do conselho, Ricardo Mascarello, destacou que “a minuta do documento foi previamente encaminhada aos membros do Conselho para sugestões a serem debatidas coletivamente no encontro”. “E hoje abrimos o documento para a avaliação das propostas enviadas, resultando em um rico processo de debate e de aprimoramento do regimento com os membros do Conselho, afiançando a forma democrática e focada com que nos comportaremos nesta fundamental instância de governança”, enalteceu Ricardo Mascarello. 

Ao final, o documento, revisado e ajustado pelos conselheiros, foi submetido à votação do plenário, sendo aprovado por unanimidade. “Esse é um importante momento deste conselho. Estamos aqui definindo dois pontos importantíssimos que é a escolha do vice-presidente do colegiado e a votação do nosso regimento interno, o documento que vai nortear os nossos trabalhos aqui dentro”, considerou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem, seccional Sergipe (Abav/Se), João Ávila.

Em seguida, houve a eleição do vice-presidente do Comtur. O processo de escolha foi definido pelos próprios membros e coube ao presidente do Aracaju Convention Bureau & Visitors, Luiz Simões, fazer a indicação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/Se), Antônio Carlos Franco Sobrinho, para o cargo, que foi eleito por aclamação. “Agradeço a confiança de todos ao meu nome e aquilo que puder fazer para engrandecer este Conselho estarei à disposição do presidente e de todos os seus membros”, disse o vice-presidente eleito, recomendando unidade de ações entre a iniciativa privada e o poder público para o fortalecimento do turismo na capital.

Na sequência, a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ana Angélica Rocha, fez detalhada apresentação dos projetos de revitalização das orlas Pôr do Sol Cleomar Brandi e da Coroa do Meio, dando relevo ao alcance deles na vida das pessoas e para quem visita a cidade. “São duas áreas de rara beleza, mas que precisavam de cuidados, e esses projetos, que serão executados nesta gestão, realçarão a potencialidade urbana e turística dessas localidades, em benefício da qualidade de vida dos cidadãos e do fortalecimento do turismo na capital”, afiançou a responsável pelos projetos.

Comemoração

Foi o sentimento mostrado pelo professor de turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Joab Almeida, ao registrar sua “felicidade” com a realização de projetos de revitalização e modernização abrangendo as orlas da capital. “Neste momento histórico, Aracaju estar recebendo esses projetos, e também o de readequação das praias do litoral sul, é um ganho histórico para o turismo em Sergipe e em Aracaju”, avaliou. 

O diretor de Arte e Cultura da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Nino Karvan, falou sobre o tema “Internacionalização da cultura e do turismo”. Reforçou a importância da parceria com a Semict “na somação cultura/turismo”, resultando em importante vitória recentemente. “Em parceria entre a Funcaju e Semict, Aracaju ganhou o edital de consultoria para disputar o título de ‘Cidade Criativa’, tendo como elemento cultural a música”, comemorou, revelando que a partir do próximo ano Aracaju deve ser divulgada no plano internacional, a partir do festival luso-brasileiro de cinema, em Bruxelas. “É um pontapé inicial para a Funcaju e Semict desenvolver ações culturais e de turismo fora do país, divulgando nossa música, nossa gastronomia, nossa arte cênica, nossos espaços, espetáculo e potenciais naturais para conquistar o mercado internacional”, revelou.

A participação da Semict na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo foi o destaque da diretora de Turismo da secretaria, Luciana Kariny. Ela reforçou a importância do evento para a promoção do destino Aracaju e elencou as ações da secretaria durante o evento. “A ABAV é uma das mais importantes feiras de turismo nacional e internacional e para potencializar nosso destino, ao longo dos três dias de evento oferecemos farto material de divulgação como folders, bolsas personalizadas com o mote turístico ‘Venha Sentir Aracaju’, distribuição de caixinhas de suco de caju, fornecidas pela Sabe Alimentos, nossa parceira neste evento, além da apresentação de vídeo sobre nossos atrativos turísticos e capacitações com agentes de turismo”, mencionou, destacando ainda o compartilhamento do estande sergipano organizado pelo Governo do Estado.

Ricardo Mascarello considerou a reunião “muito qualificada e produtiva”, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do turismo e da relação cada vez mais próxima com o trade turístico no sentido de “fortalecer, cada vez mais, o destino Aracaju”, nos principais polos emissores de turismo no mapa do turismo nacional e internacional. “Nossa cidade é uma das mais belas do país e temos potencial de competitividade para conseguir atrair a atenção do turista para nossos atrativos. A reunião de hoje mostra que o Comtur terá um papel fundamental para o fortalecimento do turismo, com a Prefeitura de Aracaju tendo especial atenção ao setor, mantendo a cidade cada vez mais bonita, com os serviços públicos funcionando e obras de infraestrutura urbana melhorando a vida de quem vive na cidade e de quem vem a ela para fazer turismo”, concluiu.   

Participaram da reunião Otávio de Meira Lins Neto (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis - Abla/Se); Nairson Barreto Socorro (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet/Se); Allan Menezes de Melo (Sindicato das Empresas de Turismo – Sindetur/Se); Érika Fabiana (Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe – Singtur/Se); Luiz Simões de Faria (Aracaju Convention & Visitors Bureau – AC&B); João de Souza Ávila (Associação Brasileira das Agências de Viagens – Abav/Se); Antônio Carlos Franco Sobrinho (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Abih/Se); Bianca farias (Sebrae); Paulo do Eirado Silva Filho (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac); Bianca Esperidião Faria (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/Se); Augusto José de Carvalho (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel); Léa Maria Duarte (Secretaria de Estado do Turismo - Setur); Caroline Portugal (Secom); Jorge Araújo Filho (Sejesp); José Lucivaldo Carvalho Silveira (Nino Karvan - Funcaju); Joab Almeida Silva (UFS); Ubirajara Barreto Santos(Emurb), Luiz Roberto Dantas de Santana (Emsurb), Luciana Kariny (Semict) e Kate Salomão, assessora de turismo, exercendo a função de secretária executiva do Conselho.