Sema e Emsurb fazem manutenção de árvores em avenidas da zona Sul da capital

Meio Ambiente
07/11/2018 17h04

Participação no processo de revitalização arbórea da capital sergipana. É com essa proposta que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem requalificando o cenário do município por meio de ações que objetivam tornar Aracaju uma cidade mais sustentável. Prova disso, são as ações de arborização, como a executada na manhã desta quarta-feira, 7, quando equipes dos dois órgãos municipais realizaram a manutenção e monitoramento de árvores plantadas nas avenidas Acrísio Cruz e Francisco Porto, bairro Salgado Filho, zona Sul da capital.

O principal objetivo da manutenção e monitoramento é garantir o índice de sobrevivência das árvores plantadas, que foram espécies como albizia, sibipiruna e ipês, pois no período em que se aproxima o verão as mudas correm o risco de morrerem facilmente devido ao período seco. O acompanhamento se iniciou em maio desse ano, e agora o trabalho do órgão ambiental, juntamente com a Emsurb, será intensificado por causa das altas temperaturas climáticas.

“Estamos dando uma intensificada na manutenção e monitoramento das avenidas. Essa ação é importante para garantir a sobrevivência das mudas, que chega a cerca de 95%. Hoje, junto com a Emsurb, foram realizadas podas de condução, retutoramento de algumas espécies que estavam precisando de uma melhor formação, controle de pragas, como cupins e formigas e manutenção dos canteiros de bacia de irrigação”, explica a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid.

A coordenadora de Podação e Paisagismo da Emsurb, Thayanne Loer Santos, destaca que essa parceria com o órgão ambiental vem garantindo o comprometimento com a arborização urbana de Aracaju. “Junto com os técnicos da Sema,  estivemos analisando hoje as condições e desenvolvimento das mudas que já foram plantadas. Entramos com a poda da condução para estabelecer o seu crescimento correto, evitando algumas consequências, como a não formação de copas”, diz a coordenadora.  

Planejamento Estratégico

A participação da Sema no processo de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju culminou no Programa Aracaju Sustentável, que visa a melhorar os aspectos ambientais do município, por meio de estudos e ações e, principalmente, sensibilizando os cidadãos em busca de uma relação harmoniosa com o meio ambiente.

O Programa Aracaju Sustentável contempla oito projetos prioritários, sendo eles: Plano de Arborização Urbana, Inventário de Arborização Urbana, A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública, Ações de Educação Ambiental e Reestruturação do Horto e da Farmácia Viva.