Parceria entre Emsurb e comunidade transforma ponto de descarte irregular na Aruana

Serviços Urbanos
07/11/2018 17h55


Quando a população se une ao poder público em busca de soluções para seus problemas, todos saem ganhando. Foi imbuídos por essa filosofia que os moradores do conjunto residencial Franco Freire II, na Aruana, procuraram a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para a instalação de um jardim comunitário, que está sendo o principal instrumento no combate ao descarte irregular na localidade.

O contato estabelecido teve uma resposta imediata, o que revela a atenção da administração do prefeito Edvaldo Nogueira à população. Após a coleta dos resíduos, a empresa municipal disponibilizou 50 pneus, terra, mudas de plantas ornamentais e frutíferas e, em um trabalho conjunto, a paisagem foi transformada.

A professora Benalva Santos da Paixão, uma das responsáveis nos cuidados com o jardim, elogiou a agilidade da empresa com a solicitação da comunidade. “Durante essa gestão, presenciei constantemente aqui o trabalho das equipes na coleta do entulho. Essa situação me angustiava, pois a Emsurb limpava num dia e no outro os carroceiros sujavam, por isso resolvi me unir a outros vizinhos para acabar com nosso maior transtorno, e fomos atendidos de imediato pela empresa”, comentou.

O sentimento de agradecimento  foi compartilhado pela dona de casa Edildes Fraga, que mora na localidade há seis anos e se mostrou satisfeita pela parceria com a administração municipal. “Antes desse jardim era horrível caminhar por aqui. Agora a paisagem está bem melhor. A comunidade só tem a ganhar quando soma forças com a Prefeitura”, afirmou ela.

Para o guarda ambiental Edilson Sales, iniciativas como essa auxiliam na conscientização da população com relação ao descarte irregular na capital. “Os cuidados com a natureza devem ser compartilhados entre os cidadãos e a Prefeitura para que os entulhos não tomem conta da nossa cidade. Faço a minha parte aqui no bairro, orientando alguns moradores e carroceiros a jogarem os entulhos na caixa coletora mais próxima e não em terrenos ou esquinas”, frisou.

“Todos os dias, pela manhã e pela noite, venho pessoalmente regar as plantas. Esse serviço já faz parte da minha rotina. Para mim, é uma terapia cuidar para que este jardim fique cada vez mais belo e o ambiente mais agradável para todos nós”, destacou o aposentado Jorge Jardim de Araújo, enquanto retirava as ervas daninhas que cresceram no entorno das mudas recém plantadas.