Saúde de Aracaju garante acompanhamento de usuários para garantir benefícios do Bolsa Família

Saúde
12/11/2018 16h19

Ao entrar no Programa Bolsa Família (PBF), os pais comprometem-se a cumprir condicionalidades nas áreas da saúde, assistência social e educação. Para garantir a continuidade do benefício, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, nesta segunda-feira, 12, continuará no dia 13, e se estenderá nos dias 19 e 20 de novembro, uma ação de acompanhamento das famílias. As ações serão realizadas sempre pela manhã, na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Augusto Barreto, no bairro Japãozinho.

No campo da Saúde, as famílias precisam estar vinculadas a uma UBS, além de realizar alguns cuidados, como acompanhar o crescimento e desenvolvimento, seguir o calendário de vacinação das crianças, a agenda pré-natal para gestantes, o pós-parto e as mães em amamentação.

Segundo a coordenadora do Serviço Social e do Programa Bolsa Família da SMS, Sindaya Belfort, eles estão medindo o peso e a altura de crianças menores de 7 anos, acompanhando mulheres entre 14 e 44 anos. “Verificamos a situação da caderneta vacinal, além de aproveitarmos a chance para passarmos as orientações necessárias. Depois de adquiridas todas as informações, elas são inseridas no sistema do programa", enfatizou.

Ainda de acordo com a coordenadora, a vinculação das famílias às UBS tem apresentado um bom resultado, como pode ser comprovado com as pesquisas dos últimos anos. "Temos um índice menor de desnutrição e obesidade e reduzimos também a mortalidade materno-infantil. Consequentemente, as crianças vinculadas ao PBF, estão crescendo mais, devido ao acompanhamento do estado nutricional", revelou.

Para a dona de casa Maria Juliana Conceição, é uma grande vitória ver a filha crescendo de maneira saudável. "O programa ajuda a tirar dúvidas. Vejo que minha filha está crescendo bem mais feliz e este dinheiro que a gente recebe já ajuda muito nas contas da casa", disse. 

Já para a usuária da Edna Maria da Costa, que também participou do primeiro dia da ação, a iniciativa da SMS é essencial. "Eu participo de tudo da saúde e é através destas ações que coloco a minha saúde em dia", reconheceu.

Meta atingida

Este ano, o município de Aracaju atingiu o maior percentual de cobertura das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família dos últimos quatro anos. De acordo com dados do Portal do Bolsa Família, 71,3% dos beneficiários em Aracaju atingiram os requisitos exigidos, através de trabalho conjunto realizado pela SMS, em parceria com as secretarias municipais da Assistência Social e da Educação.

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003, garantindo uma renda mínima mensal para as famílias atendidas, benefício este que é transferido diretamente pelo governo federal.