Representante da Guarda Civil de Salvador visita a GMA

Guarda Municipal
12/11/2018 22h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), recebeu a visita de um representante do comando da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS), o guardião Rivaldo Cardoso. A reunião ocorreu na sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), na última segunda-feira, 12, e teve como objetivo dialogar sobre a possibilidade de parceria para capacitação de integrantes da GCMS, voltada à atuação em postos elevados de observação nos circuitos de grandes eventos.

Responsável pelo projeto de prevenção à violência, o guardião Rivaldo Cardoso revelou que veio em busca da experiência da Guarda Municipal de Aracaju. "Nosso objetivo é obter essa experiência para multiplicar em nossa cidade. Saio feliz, inclusive pela possibilidade aberta em receber guardiões de Salvador para um estágio prático durante o Réveillon", destaca Cardoso.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera o intercâmbio positivo. "O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, para a qualificação, aprimoramento e ampliação das ações de segurança, na capital, reforça a assertividade com a qual o nosso planejamento vem sendo cumprido. Tudo o que a GMA tem produzido é fruto da determinação e do apoio incansáveis do prefeito Edvaldo Nogueira, na melhoria da segurança de nossa cidade. Ficamos felizes em poder compartilhar a nossa experiência com o representante da Guarda Civil Municipal de Salvador", declarou o secretário.

O diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, também reforça a satisfação pelo reconhecimento que parte dos estados vizinhos. "A Guarda Municipal de Aracaju tem se firmado como um espelho em diversos aspectos de sua atuação. Iniciativas inovadoras e métodos de trabalho eficientes têm atraído a atenção de diversas outras instituições dentro e fora do estado de Sergipe. O profissionalismo e a qualidade das ações nos tornam referência em diversos aspectos", destacou Mendonça.

O subinspetor reforça ainda que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, planeja, qualifica e dá autonomia para que a GMA mantenha uma atuação diferenciada. "Isso se reflete especialmente nos grandes eventos, em circuitos abertos e fechados, como nos carnavais nos bairros, Forró Caju e festejos de Réveillon, na Orla de Atalaia", pontua o diretor.

Além do diálogo para promoção de intercâmbio e capacitação, a GCMS colocou-se à disposição para contribuir com experiências relacionadas à implementação de canil e de grupamento ambiental.

Postos elevados de observação

Os postos elevados de observação são estruturas metálicas de aproximadamente três metros de altura empregados pela GMA, principalmente no Forró Caju e no Réveillon na Orla de Atalaia. Sua utilização amplia o campo de visão do guardião, maximizando a atuação das patrulhas que circulam entre o público, inibindo a ação de pessoas mal-intencionadas e facilitando a identificação desses indivíduos em meio à multidão.