Plataforma BIM: ferramenta trará mais agilidade em projetos estruturais da capital

Planejamento e Orçamento
21/11/2018 17h33

"Este é mais um marco entre as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo no sentido de promover Aracaju ao status de Cidade Inteligente". Assim descreveu o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Cogetin/Seplog), Sérgio Rosin, durante o workshop realizado nesta quarta-feira, 21, direcionado aos servidores municipais que trabalham na área da construção civil. O evento, que reuniu representantes de diversas entidades do Executivo Municipal, aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, e contou com representantes da empresa responsável pelo sistema.

A temática trabalhada no workshop foi a plataforma Building Information Model (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, que é composta de ferramentas (softwares) direcionadas a projetos da construção civil. "É um sistema que pode ser utilizado por engenheiros, arquitetos e técnicos envolvidos na construção que permite a simulação da construção em 3D com exatidão nas informações", explicou Sérgio Rosin, acrescentando que outras capacitações serão realizada no sentido de gerar, inclusive, agentes multiplicadores. 

Para o técnico da Cogetin, Mailton Araújo da Silva, um dos responsáveis pela gestão e negociação do projeto, esse é um grande avanço para a Prefeitura. "O Município já possui todos os produtos suficientes para utilizar a metodologia BIM, no entanto, só usamos o Autocad, ou seja, ainda não a utilizamos em seu potencial. Assim, este é o primeiro passo para que todas as secretarias possam usá-la", destacou Mailton ao explicar, também, que o projeto atende às exigências do Governo Federal e que sua implantação impacta na desburocratização da aprovação digital de projetos de construção.

Durante sua apresentação, o representante da Autodesk, Túlio Alves Colaço, destacou que a plataforma é sinônimo de economicidade. "No tocante à parte financeira, já existem dados estatísticos que comprovam que, para edificações públicas, há uma economia de 20% no valor total da obra, além da redução de mais de 70% de retrabalho, de atraso de obras públicas, entre outros fatores". Ainda de acordo com Túlio, a assertividade dos projetos em BIM beneficia a população, pois os valores economizados podem ser revertidos em ações voltadas ao desenvolvimento social.

Também presente no evento, a executiva de vendas da Brasoftware, Priscila Pereira Santos, definiu o workshop como momento de conscientização e orientação de como utilizar a ferramenta. "O nosso intuito é fazer com que os usuários conheçam o sistema e desfrutem de todos os produtos adquiridos pela Prefeitura de Aracaju", completou. 

Tecnologia BIM

Trata-se de um conceito de virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades inerentes ao projeto ou construção de obras de engenharia. Neste conceito, o projeto torna-se muito mais próximo da obra real (virtualização dos elementos), o que facilita a observação de possíveis erros de projeto, sobreposições, etc. Com a tecnologia BIM, a representação planificada deixa de ser o meio para o desenvolvimento do projeto e passa a ser um dos fins disponíveis de representação.

O uso do BIM também será uma exigência do Governo Federal, a partir de 2021. Tal medida faz parte da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no país e tem como um dos agentes impulsionadores da metodologia a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), responsável pelas primeiras normas de BIM no Brasil e que tem exigido a utilização do modelo em diversos aspectos.