Psicólogos das unidades de referências em Saúde Mental planejam ações para 2019

Saúde
26/11/2018 17h28

Os psicólogos das unidades de referências em Saúde Mental da Rede de Atenção Primária (Reap) reuniram-se nesta segunda-feira, 26, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de iniciar o planejamento das ações da área para o próximo ano.

Todos os meses, há uma reunião para avaliar como estão as questões de cada referência e fazer o planejamento do que está por vir. “Nesse momento em que está finalizando o ano, estamos avaliando e planejando as ações da Programação Anual de Saúde (PAS), estamos vendo o que precisamos ajustar para o ano de 2019, fazendo uma reflexão sobre os processos de trabalho”, explicou o psicólogo Wagner Mendonça, referência técnica em Saúde Mental da Reap.

Wagner informou que esses encontros são momentos de reavaliação, análise de práticas e correção de trajetórias. “Isso tem sido uma diretriz de gestão. Um dos pontos positivos que foram levantados durante esses encontros é que há muito tempo não tínhamos estagiários nas unidades de referência e, neste segundo semestre, recebemos 14 estudantes de Psicologia, o que é muito bom”, avaliou.

Importância

A estagiária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marx de Carvalho, Valderez Santos, estudante do 8º período da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase), disse que foi a primeira vez que participou desta reunião. “Achei muito importante para compreender as ações e as sugestões que são colocadas, bem como entender o fluxo do processo de trabalho”, opinou.

Para a psicóloga da UBS Marx de Carvalho, Patrícia Helena Andrade, são muito importantes estes encontros, pois, é o momento propício para conversar sobre as ações do dia a dia. “Aproveitamos a oportunidade para compartilhar os problemas e os desafios diários. Então, de verdade, é primordial que essas reuniões sempre existam. Temos dois momentos: o da manhã, onde discutimos as pautas, e à tarde, que sempre tem um tema a ser discutido com a participação de algum convidado”, esclareceu.

Patrícia disse que já houve interações com o pessoal dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Secretaria da Assistência Social. “É um momento de troca. Hoje, como estamos na reta final do ano, estamos planejando as metas para 2019 e fazendo o fechamento do que foi positivo e do que precisamos melhorar”, concluiu.