Prefeitura realiza ação alusiva à Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti

Saúde
26/11/2018 17h43

A Prefeitura de Aracaju, através das secretaria municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou nesta segunda-feira, 26, uma ação conjunta com o objetivo de reforçar a prevenção e promoção à saúde, em alusão à Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti, do Ministério da Saúde. O evento foi voltado para as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro São Carlos, e contou também com a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da SMS, e da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Durante a manhã, as crianças participaram de diversas atividades, como palestras, exibição de vídeos educativos sobre o combate ao Aedes, além de uma atividade interativa chamada Caça ao Mosquito. "Na sensibilização de hoje nosso destaque foi com relação às formas de prevenção contra o Aedes aegypti. Este é um trabalho de estímulo à prática de hábitos saudáveis, para a promoção da saúde dos pequeninos. E, cuidar deles, é cuidar da família também. Essas crianças têm um poder de persuasão muito grande e nós acreditamos que a educação em saúde é fundamental para prevenção de doenças, portanto, nosso maior objetivo é orientá-los", ressaltou a referência técnica do PSE, Aline Guimarães.

Importância

O PSE segue um cronograma intenso, levando atividades promotoras de educação, saúde e cidadania para diversas escolas da capital. Essas sensibilizações objetivam gerar pequenos mobilizadores, que orientam sua comunidade sobre a boa conduta social, além de formar crianças mais saudáveis, sensibilizando a população sobre a importância de prevenir as doenças transmitidas pelo vetor, dengue, zika e chikungunya, além do próprio controle do mosquito.

Na atividade, a Defesa Civil foi inserida com representação do Ministério da Interação Nacional nesta força-tarefa que está em âmbito nacional, que é o combate ao mosquito. “Fazemos parte desta campanha educativa junto às escolas, ensinado como proceder para trabalhar e auxiliar o agente do poder público no combate à proliferação do mosquito. Ensinamos como prevenir para que o Aedes aegypti não se prolifere na comunidade. Informamos como evitar o acúmulo de água em diversos tipos de recipientes que encontramos nos quintal das casas e nas ruas, sempre fazendo com que as crianças sejam multiplicadores deste conhecimento”, enalteceu o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

Para a coordenadora pedagógica da EMEI Dom Avelar, Edelma Feitosa, essas ações possibilitam uma conversa direta com as crianças no que diz respeito ao perigo de não se combater o mosquito. “É fundamental que elas entendam o papel que todos nós temos nessa luta e se transformem em multiplicadores da informação, levando para dentro de casa tudo aquilo que aprenderam na escola. A escola atua na formação da criança em sua integralidade e, quando temos essas intervenções no âmbito escolar, fortalecemos o projeto político pedagógico da instituição na formação de cidadãos saudáveis e conscientes", disse Edelma.