Serviço de poda é executado de forma planejada por equipes da Emsurb

Serviços Urbanos
26/11/2018 17h03

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza o serviço de podação nas vias públicas da capital. A ação é executada, de segunda a sábado, por seis equipes que,  após uma análise inicial que leva em consideração alguns fatores como risco de queda e proximidade com a rede elétrica, realizam o procedimento. As intervenções seguem um cronograma de atividades, permitindo que o trabalho seja efetuado de maneira planejada.  
 
A engenheira florestal e coordenadora de Podação da Emsurb, Thayanne Costa, explicou que a condição da árvore é um fator determinante para a escolha do tipo de serviço. “Quando algum galho está prestes a cair, ou já caiu, realizamos a poda emergencial para reduzir um pouco o peso e evitar que novos galhos venham a cair. Na poda de levantamento, fazemos a retirada de cerca de 30% dos galhos inferiores, que muitas vezes servem de esconderijo para infratores que se refugiam na copa das árvores. Já a poda de contenção é feita para liberar as vias invadidas pela vegetação, com a adequação da copa”.
 
Thayanne explicou ainda que, a eliminação de galhos ou ramos secos, faz com que a energia vital da planta não seja desperdiçada, ajudando no melhor desenvolvimento do vegetal, que passa a emitir brotos novos e mais resistentes a pragas, que também são monitoradas pela equipe de fitossanidade da empresa municipal. “Além do controle de cupins e formigas, outro cuidado realizado pelos agentes é a poda de condução que garante o crescimento correto das novas mudas de árvores que foram plantadas pela Sema”.
 
A empresa municipal intensificou, nos últimos meses, a manutenção e limpeza dos coqueiros e árvores dos principais corredores da capital, a exemplo das avenidas Beira Mar, Heráclito Rolemberg, Melício Machado e Hermes Fontes. O serviço é realizado somente no período diurno por conta da diminuição da visibilidade a noite.
 
Solicitação
 
Quando o cidadão entra em contato com a Emsurb, solicitando algum serviço, uma equipe técnica vai até o local e verifica se é necessário a poda ou até mesmo a supressão da árvore, que é feita somente após a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). 

A engenheira florestal alertou também para a realização inadequada de podas em árvores por parte dos moradores, que pela falta de informação, fazem formatos com a copa das espécies vegetais. “Já tivemos casos em que o cidadão solicitou que criássemos figuras com as árvores o que é proibido pela lei municipal de nº1766/1991, que regulamenta questões ligadas a arborização do município. Por isso pedimos que a população nunca realize a ação por conta própria e entre em contato conosco através da Ouvidoria no telefone 3021-9908 para que o caso seja analisado”, destacou.