Serviço de telemedicina ofertado pela Prefeitura de Aracaju proporciona diagnóstico breve do paciente

Agência Aracaju de Notícias
30/11/2018 10h36

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou a fornecer na Rede de Urgência e Emergência (Reue) da capital, o serviço de telemedicina, prática médica realizada à distância. A novidade vai agilizar o processo de exames nos Hospitais Municipais Dr. Nestor Piva, localizado no bairro 18 do Forte, e, Fernando Franco, situado no bairro Farolândia. O serviço está ativo desde o início do mês de novembro.

Segundo o coordenador da Rede de Urgência, Júlio César Marcelino Lima, o telemedicina proporciona um diagnóstico breve do paciente. “O médico cardiologista faz a leitura do exame e emite o laudo para a unidade. Geralmente, esse exame retorna em até 10 minutos. Isso significa muito, pois a gente tem um diagnóstico rápido da pessoa. Antes, o eletrocardiograma era feito em um aparelho convencional da unidade e o plantonista fazia a leitura desse exame. A unidade conta com clínico geral, ortopedista e cirurgião geral. Agora, a gente tem a leitura desse exame feito por um cardiologista”, afirmou.
 
O serviço de telemedicina também vai facilitar o encaminhamento do paciente, quando for necessário ser direcionado a uma unidade especializada, como o Hospital Cirurgia. “Por exemplo, um paciente com problemas cardíacos, com suspeita de infarto agudo, precisa ser transferido o mais rápido possível. O telemedicina traz um ganho muito grande na assistência a essa população, a esse perfil de paciente que é atendido na unidade”, explicou o coordenador da Rede de Urgência.
 
Ampliação
 
De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, desde o dia 19 deste mês, o serviço passou a ser ofertado também no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos. “O objetivo é zerar a fila de eletrocardiograma. Com o telemedicina, não precisa ter um médico para dar o laudo. O paciente faz o exame e o laudo é enviado por e-mail para uma empresa que tem cardiologista de plantão. Essa empresa é terceirizada por meio de contrato, onde houve licitação. A ideia é ter em menor tempo possível o resultado do exame para facilitar o diagnóstico e tratamento do paciente”, destacou.
 
Aos 67 anos de idade, a pensionista Maria Valquíria Araújo, não descuida da saúde. Todos os anos, ela faz o eletrocardiograma. Como de costume, sempre volta ao Cemar dias depois para buscar o resultado. Dessa vez, foi diferente. “Eu fiquei surpresa quando o enfermeiro disse que o resultado sairia em 15 minutos, pois geralmente a gente sempre marca a data de voltar para pegar o resultado. Agora, está uma maravilha. O bom é que a gente dá uma viagem só”, falou sorrindo.
 
Segundo o especialista em Cardiologia e enfermeiro do Cemar, Arthur Louise de Melo e Silva, os pacientes estão bem surpresos com o telemedicina. “O serviço é bem dinâmico e vai ajudar bastante no diagnóstico. Às vezes, é um caso pré-operatório e o paciente necessita de um resultado mais rápido para fazer a cirurgia. A novidade gerou certa estranheza entre eles, pois já estavam acostumados a esperar bastante pelo resultado. Quando a gente pede para aguardar um pouco, eles ficam surpresos”, contou.
 
Telemedicina
 
É um serviço avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio à medicina tradicional. O telemedicina já é utilizado em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas.