Fiscalização Preventiva Integrada vistoria shopping da capital

Defesa Civil
27/11/2018 12h24

A primeira fase da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), desenvolvida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SE), teve mais uma ação realizada nesta terça-feira, 27. A programação contempla, neste final de ano, os dois maiores shoppings da capital, com objetivo de averiguar o processo de manutenção das estruturas e orientar os responsáveis pelos estabelecimentos, com foco na redução de riscos. 

Para a ação, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou um drone, a partir do qual é possível obter imagens da estrutura de cobertura de telhado das edificações e outras áreas de difícil visualização. "Estamos averiguando possíveis riscos em toda estrutura de cobertura de telhado, elevadores, além de realizar o recolhimento de indicações sobre responsáveis técnicos das edificações", informou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Na ocasião, também foi solicitado o laudo de manutenção, que precisa ser emitido a cada cinco anos, além da averiguação de execução dos pontos indicados no documento. "Nosso objetivo é eliminar riscos e, para isso, contamos com o trabalhando de profissionais nas áreas de engenharia civil, elétrica e mecânica, dentre outros, para possibilitar maior embasamento técnico às análises", acrescentou o coordenador.

A ação não possui caráter punitivo, mas sim de prevenção e orientação, como esclarece Sílvio Prado. "Caso alguma irregularidade venha a ser encontrada, nós vamos orientar os responsáveis pelas edificações a procederem a correção. Essa fiscalização preventiva não tem por objetivo multar ou interditar os locais, mas sim orientar quando algo for verificado, para que seja corrigido imediatamente", reforçou.