Moradores da Atalaia e Coroa do Meio reconhecem investimentos da Prefeitura nas localidades

Obras e Urbanização
27/11/2018 16h48

Se os engenheiros oferecem uma visão técnica e fundamentada sob a égide do conhecimento acadêmico e profissional, são as pessoas, o saber das ruas, o olhar de quem viveu o passado de problemas e um futuro de progresso quem legitima e também tem a devida autoridade para avaliar os impactos de uma obra estruturante. Nos bairros Atalaia e Coroa do Meio, zona Sul, os elogios às transformações surgidas com os investimentos da Prefeitura de Aracaju na região é a prova de que os recursos aplicados no saneamento básico e na mobilidade vão além do caráter meramente técnico e perpassa pela função social resultante.

Moradora de Aracaju há pouco mais de dez anos, a aposentada Matilde Dragos escolheu a capital sergipana pelos índices de qualidade de vida, belezas naturais e tranquilidade que diferencia a cidade de outros centros urbanos bem mais agitados. "Visitei Aracaju uma vez e acabei me apaixonando pela cidade e então decidi vir morar aqui. Mas quando comprei meu imóvel neste bairro, percebi que as ruas ainda não estavam totalmente pavimentadas e apresentavam poças de água. Com esta obra, certamente, tudo será resolvido e as ruas ficarão ainda mais belas", comentou a aposentada.

Já o comerciante conhecido por Allan Messenger relembra os prejuízos que já sofreu por conta da falta de infraestrutura nas proximidades de sua loja. "Hoje o cliente exige o máximo de comodidade. Muitas vezes a rapaziada chegava até aqui perto, mas como a rua tinha alguns buracos, desistia e eu acabava sendo prejudicado. Algumas vezes precisei levar meus produtos para a praia para conseguir expôr e vendê-los. Depois que esta obra for finalizada eu acredito que minha clientela vá aumentar", afirmou Allan.

A satisfação dos moradores locais fica evidente ao transitar pelas ruas onde os trabalhos estão concentrados. Enquanto em alguns pontos as ruas já estão devidamente pavimentadas, em outros os serviços em andamento são de drenagem e construção de calçadas. Embora esteja na fase inicial, a obra está dividida em duas etapas e os investimentos totalizam cerca de R$ 28 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal. Ao todo, o projeto contempla quase 30 ruas com drenagem, pavimentação e complementação da urbanização das vias, ainda sem saneamento básico.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura,  Sérgio Ferrari, a obra está sendo fiscalizada em todas as etapas, quase que diariamente, para garantir celeridade e normalidade no cronograma. "Retomar esta obra foi muito difícil, mas também importante, tanto para a gestão municipal, quanto para quem mora nas ruas beneficiadas. Por isso temos um fiscal todos os dias vistoriando e nos informando os avanços e os percalços que possam aparecer no decorrer da obra. Isto significa que a responsabilidade com a execução é proporcional com as melhorias já sentidas pelos moradores e é esta relação, quase simétrica, entre a gestão e os aracajuanos que legitima e possibilita a consolidação da infraestrutura da capital", garantiu Ferrari.