Edvaldo participa de entrega de títulos de Cidadania Sergipana a Sérgio Ferrari e Maria Augusta Mundim

Agência Aracaju de Notícias
29/11/2018 14h03

O prefeito Edvaldo Nogueira participou na manhã desta quinta-feira, 29, da solenidade de entrega dos títulos de Cidadania Sergipana ao engenheiro Antônio Sérgio Ferrari e sua esposa, a professora Maria Augusta Mundim Vargas, ocorrida no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. De iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT), a homenagem se deu pelos serviços prestados, pelos dois, ao estado, ao longo dos últimos 39 anos de residência em Sergipe. Sérgio Ferrari é natural da cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, enquanto Maria Augusta nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, “é motivo de orgulho para Sergipe ter os dois como seus novos filhos, de direito”. “É um título muito merecido. Ferrari e Guta, como chamo carinhosamente Maria Augusta, assim como eu, que nasci em Pão de Açúcar, são sergipanos de coração, brilhantes, que fizeram e continuam fazendo muito em benefício da nossa gente. São pessoas comprometidas, humanas e que, no fazer profissional, colaboraram de forma significativa para o desenvolvimento de Sergipe. Então, não haveria reconhecimento maior que esse”, destacou Edvaldo.

Bastante emocionado, o gestor municipal relembrou a trajetória de Ferrari ao seu lado e enfatizou o trabalho que juntos executam para a reconstrução da capital sergipana. “Fiquei emocionado por vários motivos. Primeiro porque conheço os dois desde que chegaram em Aracaju. Nos encontramos depois daquele momento pela luta da democracia no Brasil, no final dos anos 80, Ferrari como presidente do Sindicato dos Engenheiros, eu, como militante do PCdoB, e, ali, selamos uma amizade. Depois estivemos juntos na Prefeitura de Aracaju, quando Déda se elegeu prefeito e eu vice e, a partir dali, travamos uma convivência quase que diária no trabalho pelo desenvolvimento da cidade”, lembrou Edvaldo, continuando.

“Depois, quando fui presidente da Agrese e contei com Ferrari como assessor técnico, passamos a construir o projeto de retorno à Prefeitura. Era com ele que eu conversava sobre as estratégias e sobre o que pensava para a cidade, caso fosse eleito. Quando saí vitorioso das eleições, não tive dúvidas e coloquei Ferrari entre os primeiros nomes da minha lista, pela sua competência, comprometimento e humanidade. Hoje estamos, juntos, colhendo muitos frutos, e eu não poderia estar mais feliz pelo título que ele recebeu”, enalteceu o prefeito.

Da mesma forma, no discurso em conjunto, o engenheiro Sérgio Ferrari e sua esposa, a professora Maria Augusta Mundim, expuseram o orgulho de serem sergipanos. Em forma poética, agradeceram pelos títulos recebidos e reafirmaram que “ser sergipano é, por princípio e essência, saudade, aconchego, partilha, poesia, satisfação, prazer, honra, coragem e gratidão”. “Lá se vão 39 anos de partilha com Sergipe e com os sergipanos. Hoje é dia de gratidão, de expormos orgulho na transversalidade da geografia e da engenharia das nossas vidas. Mais do que relatos de vitórias e realizações, é dia de expor os sentimentos que dão significado ao título que ora recebemos”, ressaltou Maria Augusta.

Ao completar o discurso, Sérgio Ferrari fez referência ao texto do escritor Mia Couto e frisou que “o importante não é a casa onde moramos, mas onde em nós a casa mora”. “Nossa casa é aqui. Coragem é ser papagaio das asas douradas, é ser papagaio sergipano de Chico Queiroga e Antonio Rogério, pois quem namorada brinca, quem não tem brinca sem nada. Em outras terras eu não fico, meu papagaio” declamou, Ferrari que também se disse grato, por estar ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, voltando a reconstruir Aracaju.

Em nome da Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual, Ana Lúcia, destacou a honra de conceder os títulos de Cidadania Sergipana a Sérgio Ferrari e Maria Augusta Mundim. “É com muita alegria que homenageio duas pessoas extremamente comprometidas com a promoção da cidadania e que, cada um no seu modo, tem colaborado para o desenvolvimento do nosso estado. Ela, uma pesquisadora da área ambiental e professora universitária, dedicada e querida pelos estudantes. Ele, um quadro técnico excepcional, grande administrador, que contribuiu com um modelo de gestão eficiente e comprometida com a coisa pública”, destacou a deputada.

Biografia

Antônio Sérgio Ferrari é formado em Engenharia de Minas, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Também é mestre em Planejamento de Minas, pela Ecole de Mines de Nancy, França. Em Sergipe, exerceu a função de diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de subsecretário de Habitação do Estado. Entre outras funções públicas, foi, ainda, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), entre 2001 e 2006, voltando ao mesmo cargo na atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Na área sindical, é presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe.

Já Maria Augusta Mundim Vargas, é graduada em Geografia pela Unidade Federal de Minas Gerais e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, além de doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ao longo da vida acadêmica, ocupou diversos cargos na Universidade Federal de Sergipe, a quem se dedicou ao longo de 28 anos. Entre eles estão a coordenação do Núcleo de Pós-Graduação em Desenvolvimento Meio Ambiente, o Departamento de Geografia, do qual foi sub-chefe, e as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Codae) e de Extensão (Cecac).

Atualmente, Maria Augusta é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFS. Além disso, coordena o grupo de pesquisa Sociedade & Cultura, atuando, principalmente, nos temas cultura, território, sustentabilidade, meio ambiente e agricultura familiar.

Presenças

A sessão solene também contou com a presença do prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios, do secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, que esteve representando o governador Belivaldo Chagas, além de deputados estaduais, vereadores, secretários municipais, familiares e amigos dos homenageados.