Prefeitura realiza ação alusiva ao Novembro Azul na sede do Sintasa

Saúde
29/11/2018 17h41

Em clima de conclusão das atividades alusivas ao Novembro Azul, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal da Saúde do Homem, promoveu mais uma ação para alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. A atividade aconteceu nesta quinta-feira, 29, em parceria com a equipe do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).

Na ação, os participantes contaram com a realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites B e C. A referência técnica do Programa da Saúde do Homem, Kátia Silvina Gonçalves falou sobre a importância da visita ao sindicato.

“Nós conversamos com os homens a respeito do cuidado com a própria saúde, pois cuidar da saúde não é coisa de mulher, é de todos.  O Programa de IST/Aids levou o Previna Móvel nas ações, fez testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C. Nosso trabalho é promover saúde, não só agora em novembro, mas ao longo do ano. Neste mês enfatizamos mais sobre a saúde do homem mesmo”, afirmou Kátia.

Atividades

Os programas da Saúde do Homem e de IST/Aids e Hepatites Virais, ao longo deste mês, realizaram várias atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em empresas e demais instituições. O encerramento do Novembro Azul vai acontecer nesta sexta-feira, 30, com diversas atividades na feira livre do conjunto Castelo Branco com o apoio da UBS Fernando Sampaio, localizada na região.

A auxiliar de escritório do Sintasa, Ivone Francisca Soares, disse que a ação aconteceu pela primeira vez no sindicato e avaliou de forma positiva a iniciativa da SMS. “Nós convocamos os nossos filiados e convidamos os homens da vizinhança. Apesar de ser um ação voltada para os homens, nós, as mulheres que trabalhamos aqui, também aproveitamos a oportunidade para fazer os testes e obter mais informações com os técnicos da Secretaria. Foi muito bom”, frisou.

Para o comerciário José Milton da Conceição, a ação foi importante para lembrar que as pessoas devem se prevenir da Aids e das outras infecções e doenças sexualmente transmissíveis. “Eu vim fazer os testes rápidos e pegar as camisinhas porque precisamos nos precaver para não ficarmos doentes”, destacou.

Importância

O alfaiate João Fábio Menezes também aproveitou a atividade na sede do Sintasa. “Eu trabalho aqui vizinho e fui convidado pelo pessoal do Sintasa para fazer os testes rápidos. É muito bom que a Secretaria da Saúde venha até nós, porque trabalhamos no comércio e nunca temos tempo de ir às unidades de saúde”, pontuou.

Ao todo, foram realizados 116 testes no dia de atividades do Sintasa. A referência técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira, explicou como é realizado o encaminhamento dos pacientes que tiveram alguma doença detectada. “As pessoas que deram reagentes nós encaminhamos ao serviço especializado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos para iniciar o tratamento”, ressaltou.