Alunos da rede municipal recebem premiação do Concurso Marcelo Déda de Poesia

Educação
29/11/2018 15h21

Emoção e orgulho marcaram a manhã desta quinta-feira, 29, com a entrega da premiação do Concurso Marcelo Déda de Poesia, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Três alunos da rede municipal de Educação, juntos aos professores e pais, receberam os prêmios e os certificados de participação. A solenidade também contou com a presença da secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite.

Durante a entrega, que aconteceu no plenário da Câmara, Camylle Vitória Santos Campos e Rafael Soares Santos, da Emef José Conrado de Araújo; e Gabriele de Jesus Maciel, da Emef Núbia Marques, declamaram as poesias laureadas e emocionaram os presentes. A secretária da Educação, Maria Cecília Leite, elogiou o concurso e reforçou a importância da premiação para o incentivo à cultura.

“Esta iniciativa homenageia um grande nome sergipano, tanto como líder estudantil, como prefeito, deputado, governador. Essa deferência é justa pelo fato de Déda ter trabalhado em favor da produção cultural do estado. Parabenizo a Câmara de Vereadores porque criar um prêmio com esse é expor para a sociedade o que é produzido diariamente nas nossas escolas. Este não é um concurso apenas para ranquear primeiro, segundo e terceiro lugar, e sim para o estímulo intelectual nas escolas”, afirmou.

Camilly Vitória, que ficou em primeiro lugar e, como prêmio, ganhou um notebook, escreveu a poesia 'O Amor'. “Eu estava muito ansiosa para o dia de apresentar aqui na Câmara, mal consegui dormir ontem. Agora estou mais feliz e aliviada. Continuarei produzindo e me inscrevendo em outros concursos”, contou. A mãe de Camilly, Joelma Vasconcelos, disse estar orgulhosa da filha. “Para muitos, esse prêmio pode não ter tanta importância. Mas para nós, ele tem um grande significado”.

A poesia “O Amor às Palavras” rendeu o segundo lugar para Rafael Soares, que se encheu de orgulho ao declamar, sem olhar para o papel, a sua poesia para o público presente. “Foi muito legal porque foi uma apresentação para vereadores, pessoas mais importantes, e eu também gosto muito de falar em público e já estou acostumado com isso. Espero que venha logo o próximo concurso pra eu me inscrever novamente”. Como prêmio, Rafael recebeu um tablet.

Na casa de Rafael, o incentivo é mútuo, assim conta a sua mãe, Maria Raquel Soares dos Santos. “Desde os 10 anos de idade que ele começou esse amor pela leitura e, de lá para cá, busco incentivá-lo sempre. Mas ele também me ajuda, pois voltei a estudar pelo incentivo do meu filho. Terminei o ensino médio, agora faço um curso técnico e pretendo, futuramente, cursar pedagogia”, revelou.

Mesmo nervosa com a experiência, Gabriele de Jesus Maciel, que ficou em terceiro lugar e também recebeu um tablet como prêmio, declamou a sua poesia “A Natureza” e foi aplaudida pelos vereadores e demais participantes da solenidade. “Foi incrível”. Eu estava tremendo, mas consegui e tudo deu certo. Estou muito orgulhosa de mim mesma”. O pai, Joanes Maciel, agradeceu à escola pela oportunidade. “Só tenho a agradecer à orientadora e a diretora da escola por terem acreditado na minha filha. Estou muito feliz por ela e esse é um grande incentivo para ela continuar produzindo”.

O concurso

O Concurso de Poesia Governador Marcelo Déda foi instituído pelo Decreto Legislativo 48/2013, promulgado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por intermédio da aprovação dos vereadores. O prêmio é destinado a alunos da rede municipal de educação que estejam matriculados no Ensino Fundamental. O objetivo, além de homenagear Marcelo Déda, é incentivar o desenvolvimento cultural e intelectual dos alunos, promovendo a criatividade literária, o hábito de leitura e escrita, revelando novos talentos literários.

A irmã do homenageado, a advogada Maria do Carmo Déda Chagas, também louvou o parlamento municipal pela iniciativa. “Onde quer que esteja, Déda está feliz e agradecido neste momento, pois ele sempre batalhou muito pela nossa Educação e pelos nossos jovens. Seu legado nunca será esquecido”, ressaltou.