Programa Cata Treco recebe adesão de moradores do bairro Inácio Barbosa

Serviços Urbanos
29/11/2018 16h46

O programa Cata Treco, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já se consolidou como um importante aliado no combate ao descarte irregular na capital. Prova disso, é a crescente adesão dos moradores da cidade, a exemplo do bairro Inácio Barbosa, que recebeu a ação de coleta nesta quinta-feira, 29.

Com o serviço, colchões, móveis, eletrodomésticos e diversos materiais que não têm mais serventia ganham a destinação correta, por meio do trabalho da equipe coordenada pela Diretoria de Operações (Dirop), que encaminha o que é coletado para a Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). Já os outros tipos de resíduos, são destinados ao aterro sanitário. 

“A nossa intenção é evitar que a população descarte seus objetos inservíveis nas vias públicas da cidade. Por isso, toda semana elaboramos uma programação específica para este serviço, que é divulgada através das redes sociais da empresa e da Prefeitura. Além disso, utilizamos o carro de som para atingir um número maior de pessoas nos bairros”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Ao perceber a presença do caminhão pelo bairro, a comerciante Marcela Lima da Silva, que trocou recentemente a mobília do seu quarto, tratou logo de pedir aos agentes para recolher o guarda-roupa antigo. “Esse serviço é ótimo, porque muitas vezes pagamos aos carroceiros e eles largam os objetos na primeira esquina que encontram e deixam a cidade suja”.

A autônoma Luciana Gomes, que desconhecia o Cata Treco, também aproveitou a oportunidade para se desfazer de alguns móveis velhos. “Estava precisando retirar um berço e algumas madeiras velhas do meu quintal e não sabia como. Quando vi a movimentação aqui na rua, tratei de colocar tudo na porta. A Prefeitura está de parabéns por este serviço”, comentou satisfeita.

“A ideia desse programa é muito boa, porque deixa a cidade mais limpa. Mas a população precisa se unir à Prefeitura e ter mais consciência do seu papel de cidadão”, afirmou a dona de casa Nadja da Silva, enquanto entregava ao agente os objetos da residência da sua mãe.

A moradora Josefa de Nete é um exemplo a ser seguido. Preocupada com a preservação do meio ambiente, ela conta já ser adepta à coleta seletiva. “Sou apaixonada pela mãe natureza e por tudo que ela nos oferece. Por isso, ações que priorizem a sua preservação tem a minha aprovação. A Prefeitura está de parabéns”, disse Josefa, que mora no bairro há mais de 25 anos.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Inácio Barbosa, Osmário Fernandes da Conceição, parabenizou a gestão e a Emsurb pela eficiência nos serviços de limpeza e manutenção da capital. ”A Associação sempre foi uma grande incentivadora de iniciativas que auxiliam na conscientização ambiental dos moradores. A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e a Emsurb estão de parabéns não só pelo Cata Treco, a Coleta Seletiva, como também pela limpeza da nossa cidade”, enfatizou. 

Solicitação
 
Para que a comunidade acione o serviço basta ligar para o telefone (79) 3021-9914 ou para a Ouvidoria da empresa municipal pelo número (79) 3021-9908.