Espaços públicos da cidade são atendidos com serviço de irrigação

Serviços Urbanos
04/12/2018 17h15


Os cuidados com os espaços públicos da capital são uma preocupação constante na administração do prefeito Edvaldo Nogueira. Por isso, diariamente, equipes da Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), se empenham para deixar esses locais mais bonitos e agradáveis com a execução de serviços, a exemplo da irrigação, que permite a conservação de áreas verdes nas praças, jardins e canteiros das avenidas da cidade.

Importante corredor da zona Sul de Aracaju, a avenida Beira Mar recebe todas as noites, no trecho localizado no bairro 13 de Julho, a ação de irrigação nos canteiros centrais, o que garante a vitalidade das plantas. O trabalho da equipe, coordenado pela Gerência de Áreas Verdes da empresa, acontece a partir das 22h para evitar transtornos ao trânsito do local. O mesmo acontece com outras vias onde o fluxo de veículos é intenso.
 
O diretor de Operações, Bruno Moraes, explica que existe um cronograma com as rotas definidas e que esse atendimento é realizado conforme a necessidade e de acordo com as condições climáticas. “O paisagismo urbano torna a cidade mais agradável, por isso, com a chegada do período mais quente, estamos ampliando a quantidade de carros-pipa, o que permitirá que outras regiões da cidade sejam atendidas com o serviço”, destacou o diretor.

Atualmente, o serviço é realizado com o auxílio de nove veículos, com capacidades de oito mil e 15 mil litros, que consomem cerca de 250 mil litros de água por dia. Além dos poços artesianos em algumas praças, a empresa utiliza água de quatro bases de abastecimento, localizadas no conjunto Manoel Preto, no Bairro Industrial, na praça Olímpio Campos, no Centro, praça Horácio Martins, no bairro Pereira Lobo e na sede da Diretoria de Operações (Dirop), no bairro Siqueira Campos.
 
Calçadão da Praia Formosa

Os pontos turísticos da cidade também são atendidos pela administração municipal. É o caso da fonte de água do calçadão da Praia Formosa que, numa operação que envolveu 12 agentes, recebeu mais uma ação de limpeza nesta terça-feira, 4. O serviço, que é realizado pela Emsurb a cada 21 dias, remove o limo e outros resíduos que ficam acumulados dentro do lago artificial.

No primeiro momento, os agentes retiram o excesso da água pelo sistema de drenagem da própria fonte que, posteriormente recebe a aplicação do sabão geleia. Após a lavagem, o lago é abastecido com cerca de 200 m³ de água.