Assistência amplia Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Cras Risoleta Neves

Assistência Social e Cidadania
05/12/2018 15h25

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, avançou mais uma vez com o seu Planejamento Estratégico. Desta vez, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município começou a ser ampliado, como estava previsto.

O Cras Risoleta Neves, que fica localizado no bairro Cidade Nova, foi o primeiro a receber a ampliação do serviço, que agora passa a atender grupos de crianças de 0 a 3 anos - antes, era ofertado para crianças a partir dos 6 anos de idade. No primeiro dia de atividades, aproximadamente 20 mães foram convidadas para irem até a instituição conhecer melhor o trabalho que já começou a ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por recreadores, educadores sociais e pedagogos.  

Realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), o SCFV é um complemento do trabalho social destinado às famílias atendidas pela Assistência Social de cada município. Nele, são oferecidas aos usuários diversas atividades culturais, artísticas, de lazer e esporte, divididas em grupos, que variam a depender da idade de cada participante. Com sua ampliação no Cras, agora mais crianças poderão ser atendidas.

Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, até 2020 outros quatro Cras receberão ampliação do serviço. Para ela, essa é uma grande conquista que trará bons resultados para o desenvolvimento dos pequenos. “Começamos pelo Cras Risoleta Neves por causa da grande quantidade de famílias atendidas que pediam que a nossa unidade preparasse algo para suas crianças. Estamos muito felizes em saber que estamos cumprindo mais uma meta do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, ainda mais por saber que essa meta se trata de algo que beneficiará uma parcela dos usuários da Assistência, que precisa muito receber esse tipo de atividade que, no caso, são as crianças de 0 a 3 anos”, pontuou.

As atividades são promovidas com caráter preventivo e proativo com o objetivo de trabalhar as capacidades e potencialidades dos usuários com o intuito de contribuir no processo de desenvolvimento dos pequenos e torná-los, no futuro, cada vez mais autônomos. Além disso, as ações ajudam a retirar os participantes de possíveis situações de vulnerabilidade e fortalece os vínculos da criança com os familiares e a comunidade. “Sem dúvida, a promoção do serviço para essa faixa etária é muito importante porque estamos lidando com crianças da primeira infância. Ou seja, tudo que eles aprenderem aqui vai impactar diretamente em suas vidas quando forem adultos. Por meio do lúdico, estamos ajudando a construir e reconstruir histórias e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, ressaltou a gerente do SCFV da Assistência Social de Aracaju, Andréa Dória.

Para a coordenadora do Cras Risoleta Neves, Shauna Freire, o papel da unidade da Assistência é justamente o de abraçar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Com a ampliação do serviço na instituição, para ela, o trabalho desenvolvido é fortalecido. “Na verdade, essa ampliação significa uma grande vitória porque fortalece a nossa missão que é a de dar uma atenção especial à comunidade. Entendemos que essa faixa etária é essencial para a formação do ser humano. Sendo assim, esse serviço vem para dar um suporte e apoiar os responsáveis dessas crianças nesse processo do cuidar, da proteção, evitando, por exemplo, que essas crianças tenham os seus direitos violados”, destaca.

Grasiele Santos Carvalho é autônoma e mãe do pequeno Moisés, de 2 anos. Para ela, tudo que vem para somar ao aprendizado do seu pequeno é de muita valia. “Como o meu filho ainda não está em uma creche, a chegada dessas atividades é muito bacana porque ele pouco sai de casa e não tem muitos momentos de diversão e de aprendizado a não ser o que passamos pra ele. Aqui, já percebi que ele começou a perder a timidez, a se divertir, a interagir com os demais coleguinhas. Tudo que vem para agregar no seu crescimento é muito bom”, observa.