Caps Dona Ivone Lara promove atividade de humanização para os familiares dos usuários

Saúde
07/12/2018 20h15

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) infantojuvenil Dona Ivone Lara realizou o evento “Desatando nós, tornando-se laços", com o objetivo de acolher os familiares e reafirmar o compromisso com o cuidado e a humanização da atenção. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 7, na sede do Caps, localizado no bairro Cirurgia.

“Diante da necessidade de cuidar e ouvir os familiares, os profissionais do Caps promoveram esta atividade em uma atmosfera de acolhimento, alegria e cuidado”, esclareceu a apoiadora institucional da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Karen Emanuella Fernandes.

O evento foi iniciado pela Toré, dança indígena que denota o agradecimento à natureza. O momento foi facilitado pela atriz e técnica da Secretaria Municipal da Assistência Social, Thaty Meneses. Em seguida, aconteceu a Tenda do Conto, uma prática dialógica que se caracteriza como metodologia participativa, facilitada pelos agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Edézio Vieira de Melo, Reall Mariow e Solange Souza.

“A Tenda do Conto emocionou a todos através das narrativas dos participantes diante do cenário composto por itens que remetem às memórias familiares e da infância”, afirmou Karen. Cerca de vinte e cinco pessoas, entre familiares e técnicos, participaram das atividades propostas.

Momento especial

Para a mãe de um usuário, Josineide de Jesus, foi um momento especial de reflexão e de cuidado. “Por alguns instantes esqueci até dos meus problemas, quero mais momentos assim", enfatizou.

A mãe de outro usuário, Maria da Glória dos Santos, também gostou muito da atividade. “Amei este evento, pude relembrar e refletir sobre a minha vida. Foi um momento só nosso, uma terapia diante da sobrecarga que temos no nosso cotidiano. Nós tivemos a chance de falar de nós mesmos", completou.

O Caps infantojuvenil Dona Ivone Lara atende crianças e adolescentes com diagnóstico de transtornos mentais graves e persistentes. É um serviço municipal de porta aberta, administrado através de convênio entre a SMS e o Centro de integração Raio do Sol (Ciras).