Ação comunitária da Assistência reforça a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Assistência Social e Cidadania
10/12/2018 17h47

Um dos focos da segunda etapa do Planejamento Estratégico é tornar Aracaju uma cidade cada vez mais humana. É por isso que, desde agosto, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, vem promovendo uma série de atividades em alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado nesta segunda-feira, 10, por vários países do mundo. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Antônio Valença, que fica localizado no conjunto Augusto Franco, recebeu na tarde de hoje uma ação comunitária em que ressaltou a importância dos 30 artigos do documento e aproveitou o momento para conscientizar os usuários sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidades em 1948. Desde lá, o documento assegura a todos os cidadãos o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. A ação comunitária desenvolvida no Cras teve como objetivo reforçar que todos esses direitos são para todos, independente da raça, cor, sexo ou religião.

O encontro foi recheado com atividades, a exemplo de peça teatral e roda de conversa, que retrataram diversos temas relacionados à violação dos direitos humanos. De acordo com a coordenadora do Cras Antônio Valença, Luciana Prado Menezes, a atividade vem com o propósito de fortalecer a luta na comunidade em busca da garantia desses direitos. “Sabemos que ainda não conseguimos, na prática, fazer com que todos os cidadãos tenham acesso a esses direitos. Resolvemos reunir os nossos usuários para falar sobre essa luta e o quanto é importante que ela seja dada continuidade”, explicou.

Neste dia 10, também encerra em todo o mundo a campanha dos “16 Dias de Ativismo de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher”, que também está relacionado à violação dos direitos humanos. A dona de casa Milena Alzira América foi uma das participantes do encontro. Para ela, uma tarde de muito aprendizado. “Muitas pessoas ainda não tem conhecimento sobre esse documento que é tão importante. Eu, por exemplo, não sabia de muita coisa que foi abordada aqui. Então, foi um momento muito proveitoso para todos”, ressaltou.

A ação comunitária encerrou, também, o ciclo de atividades destinadas ao aniversário da Declaração Universal, que teve início em agosto com a promoção do “Seminário Aracaju Cidade de Direitos”, em que recebeu a participação do ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.