Sema ministra palestra sobre sustentabilidade na Administração Pública na Conab

Meio Ambiente
11/12/2018 15h06

Na manhã desta terça-feira, 11, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) esteve presente na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com intuito em difundir a aplicação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), levando conhecimento para gestores e servidores a respeito da prática sustentável, a fim de obter eficiência na atividade dentro do órgão público, ao mesmo tempo em que se promove a conservação do meio ambiente, e, consequentemente, à economia de recursos.

A ação se desenvolveu através de uma palestra voltada para a sustentabilidade, ministrada pelo analista ambiental da Sema e coordenador da A3P, Cleverton Costa, que relatou a experiência da inserção da agenda na Secretaria do Meio Ambiente para mostrar que a adoção de boas práticas dentro do setor público pode obter resultados positivos e significativos ao meio ambiente, abordando o conceito da A3P dentro dos eixos temáticos fundamentados pela política dos cinco R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis. 

O convite foi realizado pela Conab ao órgão ambiental com a proposta de levar a educação ambiental à Companhia. “A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa de responsabilidade socioambiental que envolve a educação ambiental como um dos seus princípios de difusão. Então, é de extrema importância a gente, enquanto órgão ambiental, difundir esse modelo de atuação de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade na administração pública, pois é o modo no qual as entidades passam a aderir à prática e a ter conhecimento de como agir em busca da sustentabilidade para que a própria organização se aperfeiçoe no sentido da gestão econômica ambiental”, relatou o analista ambiental da Sema e coordenador da A3P, Cleverton Costa.

De acordo com o analista e engenheiro agrônomo da Conab, coordenador da comissão de plano de logística sustentável, José Bonfim, o objetivo da palestra foi, principalmente, envolver os funcionários e os incentivar a adotar boas práticas voltadas para a sustentabilidade, não apenas dentro do órgão, mas, no seu dia a dia. “A gente tem uma comissão de logística sustentável e, para isso, é preciso passar por vários processos, e, dentre eles está à disseminação de conhecimentos relacionados à temática base. Por isso, convidamos a Sema, um órgão emissor da educação ambiental e sustentabilidade, para nos ajudar nesse processo”, disse o analista e engenheiro agrônomo da Conab.

Para a assistente administrativa e coordenadora da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Conab, Luciene de Souza Silveira, a A3P é uma novidade para o órgão e trouxe inovação na gestão ambiental. “Temos na Conab um planejamento estratégico sustentável e uma das metas é compartilhar conhecimentos com os colaboradores. Essa foi uma forma de conhecermos como agir não apenas na questão da coleta seletiva, mas na economia dos recursos hídricos e, em especial, na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. O exemplo da agenda aplicada na Sema foi de extrema importância para seguirmos o exemplo e assim atribuir os benefícios que a adoção da A3P traz para a sustentabilidade em uma entidade pública”, destacou.

A contadora da Conab, Rosilene Santos de Jesus, relatou que a partir dos conhecimentos aprendidos na palestra as boas práticas não serão exercidas apenas na empresa, mas fora dela. “É importante esse tipo de ação porque às vezes a gente pensa que estamos fazendo algo sustentável e na verdade estamos fazendo de forma errada; e com as instruções corretas nós, colaboradores, passamos a agir e a propagar esse conhecimento e experiências aplicadas na empresa, em casa e em toda nossa vizinhança”, finalizou. 

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi aderido pela Sema no ano de 2015. Desde então, o órgão ambiental vem avaliando as medidas necessárias para alcançar um dos principais objetivos, que é reduzir os gastos dentro dos órgãos públicos através de práticas mais conscientes e sustentáveis.