Brinquedos educativos são utilizados no tratamento de crianças e adolescentes em Aracaju

Saúde
13/12/2018 18h10

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento prestado, colaborando com o estímulo dos pacientes, o Centro Especializado de Reabilitação (CER II), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já está utilizando os novos brinquedos e equipamentos entregues pelo prefeito Edvaldo Nogueira aos profissionais de Saúde para o tratamento de crianças e adolescentes que possuem deficiência física, motora e intelectual.

As equipes responsáveis por esses atendimentos são formadas por assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos neurologistas e ortopedistas. Todos passaram a utilizar esses equipamentos e brinquedos, que foram distribuídos pelos dez consultórios multidisciplinares do CER II, e que são fundamentais para auxiliar no tratamento dos pacientes.

“Nossos usuários contam com mais este conforto e melhorias na qualidade do atendimento ofertado. Os brinquedos são usados nas terapias com as crianças e adolescentes. Hoje recebemos também, os materiais de estimulação sensorial, como gel, espuma de barbear, talco, hidratante, tudo isto para estimular as texturas diferentes com os pacientes, que têm déficit cognitivo e de desenvolvimento”, explicou a gerente do CER II, Milena Amaral.

Segundo a fonoaudióloga Johane Medeiros, os pacientes estão sendo beneficiados com o recebimento desses materiais, principalmente porque além dos brinquedos, foram adquiridos materiais de fonoaudiologia, como fortalecedores das línguas, lábios e exercitadores. “Todas essas ferramentas se tornarão aliadas nos tratamentos, agilizando os objetivos estabelecidos. Trabalhamos de forma lúdica com as crianças, estimulando a linguagem, a percepção, a questão de mastigação, junto com os brinquedos, através das comidinhas e brincadeiras”, enfatizou.

Para a mãe da paciente Camila, dona Ivaneide Brás dos Santos, as consultas no CER II servem também para esclarecer todas as dúvidas. “Minha filha é muito bem tratada aqui. Vejo a melhora dela no andar, no se comunicar e no sorriso de felicidade com os brinquedos”, reconheceu.

Graciele Silva, mãe do paciente Enzo, está bem feliz com o tratamento do filho. “Aqui o atendimento é excelente, meu filho desenvolveu muito com o tratamento, eu vejo que os profissionais são bem qualificados e fazem com amor todos os exercícios”, enalteceu.

De acordo com a fisioterapeuta Cândida Almeida, os brinquedos ajudam e facilitam os atendimentos. “Trabalhamos a questão motora, visual e auditiva, pois as crianças precisam dos brinquedos, para a ludicidade no tratamento”, disse.